Veja as dicas para não gastar além da conta na hora de comprar os materiais escolares. (Foto: Consumo em Pauta/ Arquivo)
Confira 7 dicas para economizar na compra de materiais escolares
Quem tem filho em idade escolar já sabe que início de ano é época de comprar materiais para os pequenos. Isso não dá para evitar, mas dá para evitar os gastos exorbitantes na hora de fazer as compras.
Quer economizar na compra dos materiais? Confira as dicas que o a redação reuniu:
Reaproveite o que puder
Antes de partir para as compras, cheque os materiais que os pequenos já têm em casa e veja o que ainda está em boas condições de uso. Mochilas, estojos, réguas e tesouras são os campeões neste quesito. Talvez eles reclamem, afinal as criança amam ganhar materiais escolares novinhos em folha, mas é preciso equilibrar os desejos com a situação financeira.
Analise se é necessário comprar tudo agora
Nem sempre você precisa adquirir tudo em janeiro ou fevereiro — meses em que os preços estão disparados por conta da procura. Veja se não é possível fracionar a compra de alguns itens da lista.
Compare preços
Nada de ir à papelaria mais próxima à sua casa apenas pela comodidade, pois isso pode fazê-lo gastar muito mais do que poderia. Aproveite a facilidade que a internet oferece e pesquise os valores por meio de sites especializados.
Siga estritamente a lista
As papelarias são cheias de armadilhas, fazem super promoções de produtos que as crianças não precisam e deixam à vista delas itens de personagens que fazem parte de suas brincadeiras, tudo para gerar o famoso “mamãe, eu quero”. Nessas horas, ser firme e comprar apenas o que está na lista é a atitude mais adequada.
Compre em conjunto
Lojas de atacado costumam oferecer preços muito atrativos. Então, por que não juntar mais alguns pais e comprar o material escolar com eles? Estes locais são ótimos para adquirir lápis, canetas e borrachas, que são itens facilmente encontrados em pacotes e crianças de praticamente todas as idades poderão usufruir. Todos sairão ganhando!
Pague a vista e negocie descontos
Todos sabem que não existe compra no cartão de crédito que seja realmente sem juros. Então, se você puder pagar tudo em uma tacada só, aproveite e negocie descontos ou melhores condições.
Cuidado com as exigências abusivas
Se aparecerem na lista itens de uso comum, como produtos de higiene e limpeza, ou usados na área administrativa, questione na hora! Essa é uma prática abusiva e proibida de acordo com a Lei 9.870/99. A escola também não pode exigir que você compre os materiais escolares em um determinado estabelecimento ou de uma marca específica, pois os pais têm total liberdade de pesquisar preços e adquirir o que melhor cabe no bolso.