Morre aos 28 anos, DJ e produtor sueco Avicii

Morre aos 28 anos, DJ e produtor sueco Avicii

Morreu nesta sexta-feira (20) aos 28 anos, o DJ e produtor sueco Avicii. O corpo de um dos maiores nomes da música eletrônica foi encontrado na cidade de Mascate, em Omã, no Oriente Médio. A causa da morte ainda não foi divulgada.

“É com profundo pesar que anunciamos a perda de Tim Bergling, também conhecido como Avicii”, diz comunicado da assessoria do DJ enviado à imprensa. “A família está devastada e pedimos a todos para respeitar, por favor, a sua necessidade de privacidade nesta ocasião difícil. Declarações adicionais não serão feitas”, diz o comunicado.

Problemas de saúde

Avicii foi um dos mais populares nomes da música eletrônica da última década. Também produtor, ele ficou muito associado ao estilo Electronic dance music (EDM). De acordo com a revista “The Hollywood Reporter”, Avicii sofria de pancreatite aguda. Em 2014, o dj e produtor cancelou todos os compromissos profissionais. Seus representantes disseram que ele iria descansar em sua casa em Estocolmo, e se recuperar de complicações relacionadas a cirurgias para remover o apêndice e a vesícula biliar, feitas no começo daquele ano.

Carta aos fãs

Em março de 2016, ele escreveu uma carta aos fãs anunciando que iria deixar de fazer turnês após o fim daquele ano. Em um trecho da carta ele afirmou que não voltaria tão cedo. “Uma parte de mim diz nunca diga nunca, [diz que] eu poderia voltar – mas eu não vou voltar tão cedo.”

Avicii descreveu ainda, no momento em que tomou sua decisão: “Duas semanas atrás, tirei um tempo para dirigir pelos Estados Unidos com meus amigos e minha equipe, apenas para olhar, entender e pensar sobre as coisas de uma maneira diferente. Isso realmente me ajudou a perceber que eu precisava fazer uma mudança contra a qual eu vinha lutando fazia um tempo”.

Hits

 

‘Levels’

Com a faixa lançada em 2011, Avicii alcançou enorme popularidade nas pistas e no rádio. Repetida à exaustão (ainda hoje) em baladas, “Levels” apresentou os vocais de Etta James a uma nova geração. A música ficou em primeiro lugar na Suécia e nos Estados Unidos e chegou ao top ten em nada menos do que 15 países. O clipe tem mais de 300 milhões de views no YouTube.

‘Wake me up’

Lançada em 2013 como single do álbum de estreia de Avicii, “True”, “Wake me up!” foi uma das músicas mais ouvidas do mundo naquele ano. No canal oficial de Avicii no YouTube, o clipe tem mais de 1,4 bilhão de visualizações. Aqui, o DJ sueco arriscou misturar música eletrônica e… country. Rolou.

‘Hey brother’

Mais uu single de “True”. Agora, Avicii arriscou convidar para os vocais o cantor de bluegrass Dan Tyminski. Uma das favoritas de pistas de dança que pede palmas obrigatórias nas partes com sopro. Ou seja, Avicii puro.

‘I could be the one’

Com colaboração de Nicky Romero, foi lançada em dezembro de 2012 e arrebentou no ano seguinte. É uma dance music mais convencional. Entrou nas paradas de 22 países. A “Billboard” lista uma curiosidade sobre “I could be the one”: a versão original tinha um sample de “D.A.N.C.E.”, do Justice, mas ele foi removido da edição final.

‘Waiting for love’

Uma faixa mais recente da produção de Avicii, “Waiting for love” saiu em 2015, como primeiro single do segundo álbum de Avicii, “Stories”. A produção é assinada em parceria com o DJ holandês Martin Garrix. Os vocais marcantes são de Simon Aldred, da banda Cherry Ghost.

Redação