Pharlab aprova investimentos de R$ 50 mi para expansão do parque industrial
A indústria farmacêutica Pharlab que tem sede em Lagoa da Prata e atua no segmento de medicamentos genéricos completou 18 anos neste mês com faturamento bruto de R$ 382 milhões, um aumento de 47% comparado a 2016, quando o valor foi de R$ 260 milhões. A informação foi divulgada pelo site Diário do Comércio e na reportagem informa que para este ano, o projetado é que o faturamento bruto cresça 50% e atinja R$ 574 milhões. Valor que aparentemente já está superado, pois conforme resultados apurados até fevereiro, o aumento estava acima do esperado, chegando a 60%.
O presidente da Pharlab Eduardo Martins ainda disse ao veículo de comunicação que o grupo acaba de aprovar investimentos de R$50 milhões para expansão do parque industrial. O objetivo é dobrar a capacidade produtiva em dois anos. As obras devem ter início em julho.
De acordo com Martins, a expansão trará impactos positivos para Lagoa da Prata, inclusive com geração de empregos. Atualmente, a Pharlab conta com 480 funcionários diretos e indiretos e é a quarta maior empresa geradora de emprego da cidade. “Com a expansão, pretendemos ampliar o quadro de funcionários e atrair para a cidade mão de obra qualificada, como farmacêuticos e técnicos”, disse.
Contra a crise
Para o presidente da Pharlab, uma série de ações levou a indústria a crescer mesmo em um período de recessão econômica no país. Entre elas, o investimento na expansão geográfica, lançamento de novos produtos e entrada de outros canais de atendimento
Fundada em Lagoa da Prata, em 2000, a Pharlab teve 80% de sua totalidade adquirida, em 2012, pelo laboratório francês Biogaran, líder de genéricos de seu país de origem e membro do Grupo Servier (também francês). Em 2016, o Biogran completou a aquisição da Pharlab.
Entre 2012 e 2016, segundo Martins, houve investimento de cerca de R$50 milhões, “da porta para dentro”, ou seja, na modernização da planta da empresa. A partir de 2016, as ações se voltaram para a expansão.
Nos últimos dois anos, a empresa lançou cerca de 30 novos genéricos e ampliou sua atuação em alguns mercados, principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Região do Sul do País. Martins explica que, até então, o Market share da Pharlab em Minas e na Região Nordeste era muito significativo, mas a indústria partiu para se consolidar em novas áreas. Para tal, houve reforço na distribuição, divulgação da marca e presença da equipe.
Outra característica que acabou fortalecendo o setor de genéricos durante o período recessivo é o fato de a indústria oferecer medicamentos a preços mais acessíveis. Além disso, o envelhecimento populacional favorece segmento, gerando maior demanda por determinados medicamentos.
A empresa tem hoje 126 apresentações. Entre os medicamentos produzidos estão antibióticos anti-hipertensivos, para combater a infecções dermatológicas, contra acidez no estômago e para problemas cardiovasculares. Além da planta industrial em Lagoa da Prata, a Pharlab tem escritório marketing em Belo Horizonte e ponto de apoio em São Paulo.