O jeito de falar do mineiro: o sotaque mais legal do Brasil

Mariana Rios, atriz nascida em Araxá – MG

O jeito de falar do mineiro: o sotaque mais legal do Brasil

Quem é mineiro sabe, e quem conhece Minas também, que quem nasce aqui fala “uai” antes de “mãe”. O dialeto do nosso Estado tem tantas peculiaridades que fica difícil explicar todas de uma vez para quem não conhece. Até porque o mineiro você não irá entender e sim interpretar.

O mineiro é econômico para conversar, enquanto pudermos e dermos conta, “engoliremos” silabas de palavras que não precisam ser ditas para se entender todo o contexto. Dizem até que qualquer palavra que ultrapasse 3 sílabas, será reduzida a apenas isso em “mineirês”.

Leia também: Qual tipo de mineiro você é? Nutella ou Raiz? Faça o teste

Há variados sotaques Brasil a fora, mas o dos mineiros tem um algo especial, na simplicidade e carinho das palavras, no “procê”, na informalidade até mesmo quando o assunto é sério. E já dizia Carlos Drummond de Andrade em referência mais específica ao sotaque das mineiras: “O sotaque das mineiras deveria ser ilegal, imoral ou engordar, já que tudo que é bom, tem um desses horríveis efeitos colaterais, como é que o falar lindo e charmoso ficou de fora? Por que Deus, que sotaque! ”

Redação