Cidade moderna e tecnológica faz assim! Quase 7.500 lâmpadas de LED serão instaladas em Lagoa da Prata

(Foto: Prefeitura de Lagoa da Prata)

Cidade moderna e tecnológica faz assim! Quase 7.500 lâmpadas de LED serão instaladas em Lagoa da Prata

Lagoa da Prata moderna e mais iluminada! O Prefeito Di-Gianne publicou, na última quinta-feira (16), um vídeo em suas redes sociais falando sobre a manutenção da iluminação pública de Lagoa da Prata. Segundo as informações da publicação, serão 7.489 lâmpadas trocadas. 

A troca, que iniciou na quinta-feira (16), na Rua Rômulo Amorim, em frente ao Terminal Turístico, está sendo feita pela empresa Tradetek, de Curitiba. Há ainda uma licitação de R$ 2 milhões para investir em extensão de rede. A estimativa é de finalizar a troca das lâmpadas de toda a cidade em quatro meses. Lagoa da Prata é a única cidade que vai trocar todo o seu parque de iluminação

Nesta sexta-feira (17), o Sou+Lagoa conversou com o prefeito Di-Gianne e com o secretário de Obras, Reginaldo Henrique sobre esse projeto.

Segundo o prefeito, o investimento de aproximadamente R$ 6 milhões em lâmpadas “foi muito bem pensado e organizado, para que fosse implantado um material de qualidade”

“Desde 2013, Lagoa da Prata foi diagnosticada como uma das cidades mais escuras da região. Um dos pontos de falta de segurança em Lagoa da Prata era a questão da péssima iluminação. Lâmpadas antigas, que não se usam mais e a gente precisava mudar esse cenário”, disse o prefeito. 

Conforme ele, além dos mais de sete mil postes trocados, serão implantados novos pontos de iluminação.

“É um projeto que a gente está chamando de “Lagoa Mais Clara”. Lagoa da Prata nunca teve preocupação em iluminar a cidade, em melhorar, em colocar tecnologia e estratégia de iluminação na cidade. E nós, desde o início do mandato, a gente vem trabalhando para fazer uma coisa com muita responsabilidade, porque é um investimento muito ousado para mudar a cidade de patamar”, disse Di-Gianne.

Segundo o secretário de obras, Reginaldo, “os serviços serão executados por mão de obra especializada e devem seguir várias normas regulamentares de segurança em trabalho em altura, eletricidade entre outros, sendo todos os serviços terceirizados”.

“Além das luminárias a serem substituídas, será trocado também os componentes que fazem parte para atingir a melhor funcionalidade do produto, como relés, cabeamento e até mesmo alguns braços de iluminação que não são próprios dado as dimensões de nossas ruas”, falou o secretário. 

O objetivo dessa troca é proporcionar mais segurança para a população, levando iluminação para os pontos que não têm, e resolver o problema das luminárias queimadas da cidade, que vinha incomodando os lagopratenses. Além disso, a implantação de luminárias mais eficientes implica na redução no consumo de energia, reduzindo o impacto ambiental. 

“Os materiais retirados serão devolvidos à Gestão Municipal para que seja feito leilão para reaproveitamento dos recursos, as lâmpadas devem ser descartadas por uma empresa especializada com emissão de Laudos devido aos grandes perigos que essas lâmpadas antigas podem causar”, explicou o secretário.

Serão substituídas primeiro as luminárias onde os braços de iluminação não precisam ser substituídos. Conforme Reginaldo, são cerca de dois mil pontos nessa situação. 

“Após execução dessa demanda, será executada conforme os zoneamentos da cidade, partindo do centro para os bairros, priorizando os lugares com maior adensamento e vias principais”, explicou. Serão diversas equipes trabalhando simultaneamente, realizando trocas em diversos bairros.

Ana Isa