(Foto: Josi Alves;Dani Couto/Arquivo Pessoal)
Conhecimento e afeto: mães lagopratenses compartilham o cotidiano nas redes sociais
Há quem diga que a maternidade pode ser uma das maiores alegrias na vida de uma mulher – e também um dos maiores desafios. Ter uma rede de apoio é fundamental para que conhecimento e afeto sejam espalhados, e acompanhar outras mulheres que passaram por esse momento pode ser a melhor maneira de construir essa rede, até mesmo virtualmente.
O Sou+Lagoa conversou com duas mães lagopratenses que compartilham o seu cotidiano nas redes sociais e buscam ajudar outras mães a criarem seus filhos.
Josi Alves compartilha no perfil @eumaternando_, desde julho do ano passado, dicas e situações cotidianas com muito humor e leveza.
“Sempre gostava de consumir esse tipo de conteúdo, me divertia muito vendo e super me identificava. A chegada dos meus filhos me incentivou ainda mais e super me divirto quando eu vou gravar com eles. Eles são minha motivação”, contou.
Josi é responsável pela edição e gravação da maioria dos vídeos, e às vezes conta com a ajuda do marido. Ela conta que se inspira em outros perfis, recriando alguns conteúdos com o seu toque autoral de humor.
Segundo ela, o vínculo com o público é criado pela identificação. Nos stories, Josi dá dicas de cabelo, beleza e compras além da maternidade – que ainda é o assunto principal e favorito do público.
“A importância de criar esse tipo de conteúdo é que eu gosto de fazer as pessoas rirem de alguma forma, gosto de levar alegria com o meu conteúdo, muita gente identifica com o conteúdo e isso me motiva ainda mais”, relatou ela.
Outra mamãe lagopratense é Daniela Couto, que transformou o perfil profissional @danicoutogontijo, focado em conteúdo sobre pets e decoração, em um diário do seu dia a dia com o filho João.
“Iniciei no final de 2018, quando criei a Aquarela Moda Pet, quando surgiu a necessidade de ir pra rede divulgar e explicar o uso das peças que estavam à venda. Minha cachorrinha Isinha era a minha modelo. Depois, durante a pandemia, fui agregando ‘mesa posta’ ao meu conteúdo. Ministrei alguns workshops e hoje, visito algumas lojas e monto vitrines relacionadas à ‘mesa posta’”, falou.
No Instagram, Daniela mostra a rotina e o trabalho, e ainda fala sobre a prática da “mesa posta”. No entanto, hoje, quem mais aparece é o filho João.
“Desde o início da gravidez, comecei a mostrar como foi organizar a espera do João. Assim, fui recebendo ajuda e ajudando outras mamães. Essa conexão fez com que eu me apegasse ainda mais neste meio de comunicação”, contou Dani.
De acordo com ela, as ideias de conteúdo vão surgindo de conversas, de acontecimentos diários. Dani conta com o auxílio do marido para produzir os conteúdos.
“Acredito que pessoas se conectam com pessoas, então gosto de ser o mais realista possível, levando ideias que facilitam a minha vida e assim divido isso nas minhas postagens”, disse.
Dani ainda falou que uma das motivações para manter o perfil é a satisfação em ajudar outras pessoas, além da paixão por essa forma de comunicação.
“Vejo na minha produção de conteúdo um incentivo para tantas outras pessoas que assim como eu, se desdobram entre ser mãe, cuidar da casa, da vida pessoal, do trabalho fora de casa. É imensamente satisfatório, poder auxiliar outras pessoas, e receber o carinho delas. Essa troca de experiência é fantástica”, finalizou.
Conhece outra mamãe que compartilha dicas nas redes? Conte nos comentários!