7 mil alevinos serão soltos no Rio São Francisco, em Lagoa da Prata

(Foto: Hemerson Kenedy)

7 mil alevinos serão soltos no Rio São Francisco, em Lagoa da Prata

No dia 26 de outubro, o Rio São Francisco, em Lagoa da Prata, receberá mais um peixamento. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), atendendo a ofício da Coluna Papo de Pescadô, Hemerson Kenedy, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, irá inserir mais sete mil alevinos de piau verdadeiro e curimatã-pacu.

Segundo Hemerson, esse peixamento é importante para o “Velho Chico”. “Com a situação que o rio está hoje, nós precisamos de tudo que venha para cuidar dele. A gente espera que os pescadores tenham consciência de não pegar os peixes agora, que ainda estão pequenos. Vamos deixar eles crescerem mais, se reproduzirem. É dever nosso também”, ressaltou o idealizador do projeto, Hemerson.

De acordo com Hemerson, o peixamento faz parte de um processo, que começa com a Codevasf, que é a responsável pela pesquisa e pelo investimento para a preservação do ecossistema aquático e da biodiversidade. Tão importante quanto isso, é a continuidade desse processo, que está nas mãos dos próprios pescadores.

“Preservar o ciclo de crescimento dos peixes, permitindo que eles se reproduzam para só então pescá-los, é uma atitude ecológica que vai garantir a sustentabilidade da atividade pesqueira no local e o sustento dessas famílias. A espera compensa já que o resultado é mais comida na mesa e dinheiro no bolso do pescador”, falou.

Bárbara Félix

http://soumaislagoa.com.br

Editora-chefe no Sou+Lagoa.