(Foto: Guilherme Nunes/Arquivo Pessoal)
Mutirão da limpeza acontece em Lagoa da Prata e recolhe 120 kg de lixo na Praia Municipal
A Associação de Desenvolvimento Ecológico Novo Encanto, que é um departamento da União do Vegetal (UDV), organizou no último sábado (17) um mutirão da limpeza para recolher resíduos de lixo descartados na Praia Municipal e seus arredores. Participaram da ação 39 pessoas e foram recolhidos cerca de 120 kg de lixo.
O Sou+Lagoa conversou com Guilherme Nunes, membro da UDV, que falou sobre os princípios da ação e como a associação Novo Encanto funciona.
“A Novo Encanto é hoje um departamento da UDV, o braço verde; onde existe um núcleo da UDV tem um monitor deste departamento, que fica com a responsabilidade de executar e conscientizar os sócios da UDV da importância da preservação do meio ambiente e realizar trabalhos na sociedade mostrando o valor e o compromisso que a UDV tem com a natureza”, explicou.
A Novo Encanto, em seu objetivo de executar a responsabilidade da transformação da relação do ser humano com o planeta, trabalha com princípios como a substituição de uma relação de consumo agressiva da natureza por uma relação de comunhão, e o intuito de combinar a implantação de projetos de conservação do meio ambiente com atividades de conscientização.
Sobre o impacto do mutirão na cidade, Guilherme disse que considera muito positivo.
“As pessoas passam e vêem o trabalho e empenho nosso em querer nossa cidade limpa, elogiam fazem comentários que nos motivam a preservar a natureza e mostrar principalmente para nossas crianças, filhas e filhos dos nossos irmãos, como devemos fazer nossa parte desde pequenino perante a sociedade e a natureza”, declarou.
Como surgiu a ideia da realização do mutirão
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) é um programa sem fins lucrativos, nascido em 1986, que foi acolhido pelo Brasil em 1997. Acontece sempre na terceira semana do mês de setembro, quando ocorre o final do verão no hemisfério norte e ambientes como praias e rios ficam mais frequentados, aumentando a poluição dessas áreas. Executado, em sua maioria, por voluntários e ONGs parceiras, promove a consciência de quem mora nas comunidades onde o projeto é realizado, criando uma rede solidária e de reflexão por um ambiente mais limpo e saudável para se viver.