(Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa da Prata/Divulgação).
Prefeitura de Lagoa da Prata quase triplica pontuação do ICMS Cultural
Nesta semana foram divulgadas as pontuações provisórias do ICMS Cultural e Lagoa da Prata avançou significativamente em relação aos últimos anos. O município vinha pontuando com média de 6 pontos, caindo para 4,85 no exercício de 2022, referente aos trabalhos realizados em 2020. No primeiro ano da gestão do Prefeito Di Gianne, a pontuação quase triplicou e chegou a 13,95 para exercício em 2023. Um saldo que trará mais recursos para a cultura do município no próximo ano.
Desde a chegada da nova gestão, foi prioridade da Prefeitura de Lagoa da Prata, através da Secretaria de Cultura e Turismo retomar os trabalhos voltados ao Patrimônio Histórico e valorização da cultura, por causa disso, um árduo trabalho para organização de documentos, atualização da listagem dos bens inventariados e organização dos conselhos foi realizado.
Além disso, a Secretaria se empenhou para estar presente em diversos cursos e capacitações promovidos pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), também realizou a Jornada do Patrimônio Cultural no município e promoveu importantes ações de educação para o Patrimônio, ações de Salvaguarda, parcerias com os detentores dos bens culturais do município, cadastro dos presépios e entre outros.
“É mais uma afirmação do trabalho e empenho da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo para o município de Lagoa da Prata. O prefeito Di Gianne, como professor e historiador, sempre foi muito preocupado com o resgate da nossa história e a valorização do nosso povo que promove cultura e mantém tradições centenárias. Tem sido prioridade realizar este trabalho e continuaremos trabalhando para que este número seja cada vez maior”, disse a Secretária de Cultura e Turismo de Lagoa da Prata.
Segundo Adircilene Batista, diretora de Cultura, a notícia foi recebida com muita alegria e é fruto de muito trabalho da equipe.
“Feliz demais com a pontuação obtida pelo Município. Gratidão ao prefeito Di Gianne, ao responsável pela pasta até então, Daniel Ribeiro/Bell, ao Conselho (CMPPHAC), a equipe Sectur, aos detentores dos bens culturais, a consultora técnica Carolina Moreira e a todos que contribuíram para a realização de trabalhos que fomentaram a valorização da cultura em Lagoa da Prata. Sabemos que há muito ainda que se fazer, principalmente na Educação para o Patrimônio, preservação e valorização. E, com a chegada da Laiana e com as bênçãos de Deus, com certeza continuaremos primando pela valorização cultural do nosso município sempre”.
Em nota, o pefeito Di-Gianne destacou os ganhos da gestão municipal na Cultura, e evidência que é prioridade da Prefeitura retomar os trabalhos voltados ao Patrimônio Histórico em Lagoa da Prata.
“Como professor e historiador, sempre foi uma preocupação resgatar nossa história e a valorizar os grupos e cidadãos que promovem e mantém tradições culturais em nossa cidade. Tem sido prioridade realizar este trabalho e continuaremos trabalhando para que este número seja cada vez maior. A Cultura tem sido prioridade na nossa gestão e continuaremos trabalhando para que o ICMS Cultural do município seja cada vez maior”, disse o prefeito.