(Foto: Banco de Imagens Canva)
“CRIA!” Projeto de mulheres artistas e empreendedoras nasce em Lagoa da Prata e já tem data para estrear
O “CRIA!” é um projeto itinerante de mulheres artistas, empreendedoras e criadoras. O objetivo é unir mulheres de diversas áreas artísticas e culturais. O primeiro evento já tem data e local para acontecer: 9 de julho, na antiga Estação Ferroviária, em Lagoa da Prata.
“Esse primeiro, como vai ser em Lagoa, a figura da kombi não vai estar totalmente evidente, mas a ideia é que seja algo itinerante, que a gente consiga levar essas mulheres artistas de Lagoa para outras cidades, e também consiga receber [outras mulheres], criando realmente pontes, sabe? Contatos, uma rede de artistas”, comentou Carol Shineider, idealizadora do projeto.
Já são mais de 10 artistas envolvidas no projeto e que estarão na primeira edição do evento, participando com artesanato, música e até tatuagem. Feiras, shows e jams, discotecagem e intervenções artísticas fazem parte da programação.
“A ideia é que seja um evento mais extenso, que circule muitas pessoas, um evento de troca onde as pessoas possam ver os trabalhos, passar um tempo com o pessoal, trocando ideias e tal”, disse a organizadora.
Segundo Carol, trata-se também de fomentar o mercado da economia criativa. “Eu gosto de falar ‘mercado’ porque é pra fazer girar uma economia criativa, ele tem esse foco também. De modo que a gente vai reunir essas mulheres, incentivar, dar força, criar uma cena de empoderamento”, explicou.
O “CRIA!” é dado como itinerante porque há o intuito de acompanhar o outro projeto de Carol, Kombinha Janis, no qual ela viaja pelo Brasil em sua kombi, fazendo música e documentando suas experiências.
O foco na economia criativa vem da necessidade de pensar ações que movimentam esse tipo de economia, além de reforçar a visão da arte como um trabalho. “Passou da hora de colocar mais em pauta o trabalho do artista, reconhecer como um trabalho; tem gente que vive disso”, pontuou Carol.
O projeto é inspirado em outros projetos de mulheres de todo o Brasil, que viajam propagando cultura e fortalecendo umas às outras em seus trabalhos. Ações como essa são de extrema importância para que cada vez mais lugares, na cena cultural ou não, sejam diversificados e ocupados por mulheres.
“As mulheres que eu convidei já foram indicando outras, e é essa a ideia. Tem muita mulher fazendo arte, empreendendo, criando; e por que não juntar o máximo de mulher que der, construir uma rede, fortalecer? Acho importantíssimo, porque olhando até pelos meus trampos como produtora, musicista… chegar pra tocar num evento e não ter tantas mulheres na line… por quê? Não existem mulheres que tocam ou não há espaço para elas?”, finalizou Carol.
Acompanhe o “CRIA!” e ajude a apoiar nossas mulheres. Conhece algum trabalho que merece ser reconhecido? Envie uma mensagem pelo Instagram.