(Foto: Júlio Tiket/Arquivo Pessoal)
“É uma prova muito diferente e que com certeza deixa muita emoção”, diz atleta de enduro, esporte que vem crescendo em Lagoa da Prata
O enduro é uma modalidade de motociclismo praticada em pistas de todo-terreno, ou seja, pistas de terra. Lagoa da Prata é referência no enduro de regularidade, categoria que avalia a constância no percurso e como o piloto lida com os obstáculos, para que não perca o tempo ideal de prova.
Atualmente, são três campeonatos acontecendo em Minas Gerais: Copa Sul Mineira, Campeonato Mineiro e Copa Estrada Real. São dez atletas de Lagoa da Prata participando, nas categorias Brasil, Intermediária, Over 55, Novato e GPS.
O Campeonato Brasileiro acontece em etapas por estado. Até este momento, já aconteceram três: Pampas Off Road, Enduro do Descobrimento e Cerapió. Nesse, apenas três pilotos lagopratenses estão seguindo.
As etapas de cada região podem ser válidas para vários campeonatos. A prova Enduro dos Ipês, por exemplo, foi válida para o Campeonato Mineiro, Sul Mineiro e Copa Sul Minas.
O Sou+Lagoa conversou com Júlio Tiket, que está participando do seu primeiro campeonato de enduro de regularidade. Ele falou sobre a emoção das competições e as oportunidades únicas trazidas pelos campeonatos.
“Está sendo meu primeiro ano no enduro de regularidade. A emoção é enorme porque cada dia você tá num lugar diferente, você tá numa trilha nova, vai fazer uma trilha que você nunca viu, um caminho que você não sabe… é uma emoção muito grande! É uma prova muito diferente e que com certeza deixa muita emoção na hora que você vai praticar. É o primeiro ano e se Deus quiser nós vamos trazer a vitória para Lagoa da Prata”, comentou o atleta.
Júlio também falou de outra experiência proporcionada pelos campeonatos: as viagens.
“A maioria dos eventos você tem uma oportunidade única. Eu fui lá no Rio Grande do Sul, em Gramado. Você tirar uma foto daquela que eu tirei em Canela, no centro da cidade, do lado da igreja, com uma moto de off road, essa oportunidade você tem só no Pampas”, comentou ele em relação ao campeonato que viajou para disputar.
Não é permitido transitar com as motos off road em qualquer lugar, nem mesmo até acessar determinadas trilhas a qualquer momento. Para Júlio, este é mais um privilégio divertido das competições.
“As pessoas de lá mesmo não conseguem transitar dentro da cidade para ir lá e tirar uma foto igual. Então são momentos históricos, que ficam marcados com certeza pra vida inteira. É muito emocionante devido a isso, de você ter o privilégio de estar em outros lugares que se você for em um dia normal não é permitido”, finalizou.
O enduro é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos e Lagoa da Prata promete se destacar no esporte.