Coordenadora do “Jovem Aprendiz” em Lagoa da Prata fala sobre oportunidades oferecidas pelo programa

(Foto: Thaís Vidal/Arquivo Pessoal)

Coordenadora do “Jovem Aprendiz” em Lagoa da Prata fala sobre oportunidades oferecidas pelo programa

No último domingo, 24 de abril, foi comemorado o Dia do Jovem Trabalhador; a data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância da oferta de trabalho seguro e qualificado para os jovens.

O Programa Jovem Aprendiz foi criado nos anos 2000 e pode ser o caminho para enfrentar uma das principais dificuldades do início da vida profissional: a primeira oportunidade de emprego. O programa é uma forma de contratação criada a partir da Lei da Aprendizagem, e por isso existe a nível nacional e gera empregos para jovens de todo o Brasil.

Em Lagoa da Prata não é diferente. Além das vagas ofertadas pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine)  semanalmente, a Rede Cidadã divulga as que estão disponíveis para jovens aprendizes.

O Sou+Lagoa conversou com a coordenadora do programa em Lagoa da Prata, Thaís Vidal, que reforçou a importância dessa oportunidade na vida profissional. 

“O objetivo da data é ressaltar a importância dos jovens no mundo do trabalho e romper preconceitos sobre a contratação de pessoas sem experiência. A população jovem é a mais afetada pelo desemprego e para mudar este cenário é fundamental que os empregadores entendam que a juventude tem muito para acrescentar”, comentou. 

Em 2021, a taxa geral de desemprego era de 14,7% em agosto; os jovens representavam 31% do total de brasileiros na busca por emprego, segundo dados do site napratica.org. 

“O Programa de Socioaprendizagem da Rede Cidadã é uma grande oportunidade para a juventude brasileira ingressar no mundo do trabalho. Pensado para jovens entre 16 e 22 anos, ele desenvolve a juventude tecnicamente e também oferece desenvolvimento sócio-emocional, sendo uma ponte perfeita entre o mundo escolar e o mundo do trabalho “. explicou Thaís.

 

Como participar

“O processo de seleção e inserção é feito mediante ao jovem ter realizado o cadastro e passado por nossa sala de valores onde verificamos o perfil dos mesmos. Em seguida, aguardamos a solicitação dos nossos parceiros para encaminharmos os jovens para as entrevistas. Quem seleciona o jovem é a empresa. Atualmente, priorizamos os jovens em trabalho irregular ou em situação de vulnerabilidade social, não se esquecendo que os encaminhamentos são realizados de acordo com as vagas  disponibilizadas pelos nossos parceiros”, explicou a coordenadora.

Para ser jovem aprendiz na Rede Cidadã, o candidato deverá se inscrever no programa. As inscrições são realizadas por períodos que serão divulgados através das redes sociais, junto com o link de acesso. 

A documentação necessária inclui: RG, CTPS com número do PIS e histórico escolar e declaração para comprovar curso ou conclusão do Ensino Médio. Para maiores de 18 anos, será necessário o título de eleitor e alistamento. As inscrições são feitas online, através do link divulgado nas redes. 

A seleção acontece à medida que os candidatos são inseridos nas empresas; o cadastro é feito apenas quando há previsão de encaminhamento dos inscritos para alguma vaga. As últimas seleções foram feitas em fevereiro, e o próximo processo está previsto para o mês de junho, fique atento!

Para esclarecer outras dúvidas acesse redecidada.org.br ou entre em contato pelo número (37) 98419-9997.

Ana Isa