Moradores reclamam do descarte de lixo em lotes em Lagoa da Prata

Foto encaminhada ao #soumaislagoa de lote no Bairro Américo Silva. (Foto: Reprodução da Internet)

Moradores reclamam do descarte de lixo em lotes em Lagoa da Prata

“Esse é um loteamento no Américo Silva [bairro],conhecido como ‘antiga horta comunitária’, agora virou um lixão pra algumas pessoas; jogam lixo e colocam fogo”, disse uma moradora ao #soumaislagoa – a fonte preferiu se manter anônima mas encaminhou para a redação fotos do terreno e também relatou a situação.

Nesta sexta-feira (13) o #soumaislagoa abriu uma caixa de perguntas no Instagram, onde outros moradores de diferentes áreas da cidade falaram sobre o lixo jogado nos lotes e terrenos.

Segundo Stefany Cecília, que mora no Bairro Santa Eugênia, em um lote em frente sua casa, é onde pessoas descartam móveis velhos e até animais mortos.

“É bastante complicado! É bem na entrada da cidade, e desde sempre, o pessoal faz daqui um local de descarte. Até sofá estragado já deixaram aqui no lote, colchão, sem contar que o pessoal vem com algum animal morto e jogam ali, nem tem o trabalho de jogar uma terra por cima, então o mau cheiro é terrível”, disse Stefany. A moradora ainda falou que o horário da coleta de lixo também não é respeitado por algumas pessoas. Deixam no lote, até mesmo na esquina da minha casa, qualquer hora do dia, então os cachorros rasgam! É uma situação muito chata que acaba prejudicando principalmente minha mãe, que é aposentada por invalidez (tem os dois tendões do braço rompidos) e acaba tendo que ficar limpando a sujeira no nosso passeio que as pessoas fazem”, disse.

Elizabete Alves, que é vizinha de Stefany, também falou com o #soumaislagoa. “Na frente da minha casa tem um lote e ao lado, e por aqui descartam lixo e até bicho morto! Tem dias que não aguentamos sentar na calçada e temos que fechar a porta pelo mau cheiro. Sei que a Prefeitura faz trabalhos de limpeza, com caçambas e tratores, mas na próxima semana já tá cheio de lixo de novo! Infelizmente, muitos não têm respeito com o próximo! Nossa cidade é tão bonita e a população não ajuda”, declarou Elizabete.

(Foto: Stefany Cecília/Arquivo pessoal)

A redação também conversou com a Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Assessoria de Comunicação, para saber sobre as providências que a população pode tomar perante essa situação.

De acordo com a Secretaria, a atual administração está se empenhando fortemente para resolver esse problema de forma satisfatória e duradoura. “Já estamos desenvolvendo projetos voltados para a regulamentação, coleta, destinação e principalmente a educação ambiental. Essa é uma questão que precisa ser combatida de frente e não mediremos esforços para resolvê-la”, alegou.

A Secretaria de Meio Ambiente ainda destacou que, há locais específicos onde a população pode fazer o descarte de lixo e entulho, e assim, evitar jogá-los nos lotes e terrenos da cidade.

“Atualmente, dispomos de um ‘Bota-Fora”, em frente a garagem da Prefeitura, atrás do poliesportivo Francelino Pereira, no Bairro Marília, que funciona nos dias e horários comerciais. Todavia, os moradores podem levar seus resíduos diretamente para o aterro sanitário, o que é o mais indicado e nos ajudaria muito”, informou.

Para denúncias de descarte de lixo e entulhos em terrenos, a Secretaria de Meio Ambiente indicou números de telefone; confira:

  • Para o descarte irregular de lixo: Secretaria de Meio Ambiente – 3261-4563;
  • Para o descarte de entulhos de construção e galhos de podas de árvores: Secretaria de Obras – 3261-4131.

Bárbara Félix

http://soumaislagoa.com.br

Editora-chefe no Sou+Lagoa.