Lagoa da Prata registra 32 casos de dengue e 181 de chikungunya em 2021

(Foto: Ilustrativa/Reprodução da Internet)

Lagoa da Prata registra 32 casos de dengue e 181 de chikungunya em 2021

Dados divulgados pela Prefeitura Municipal apontam que, até o dia 20 de maio, Lagoa da Prata já registou 32 casos de dengue, 181 de Chikungunya e um caso de zika em 2021.

Somente neste início de ano, foram 612 notificações de dengue, 370 de chikungunya e duas de zika. Veja abaixo a tabela desmobilizada pela Prefeitura:

(Foto: Assessoria de Comunicação (Ascom)/ Divulgação)

A Prefeitura de Lagoa da Prata, por meio da Assessoria de Comunicação, informou que para mobilizar a população contra a proliferação de focos do Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde junto ao setor de Vigilância Epidemiológica, começou no mês de março, uma campanha em combate ao mosquito da dengue.

“Em meio aos trabalhos realizados, seguimos com orientação com toda a população, as fiscalizações de denúncias, mobilização através da colagem de cartazes de prevenção a chikungunya nos comércios, redes de saúde pública, entre outros.  A orientação é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas”, informou.

A Prefeitura ainda compartilhou uma lista de dicas de prevenção. Confira:

Evitar água parada, onde a fêmea do mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos. Para isso basta:

  • Mantenha bem tampado tonéis, caixas e barris de água.
  • Lave semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água.
  • Remova galhos e folhas de calhas e não deixe água acumulada sobre a laje. evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
  • Encha os pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana e troque a água dos vasos e plantas aquáticas também uma vez por semana.
  • Coloque lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas e feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de animais.
  • Mantenha garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo.
  • Faça sempre manutenção de piscinas.
  • Limpe sempre a bandeja do ar condicionado e geladeiras
  • Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água.
  • Não deixe sacos plásticos e lixo do quintal.

Lave pelo menos uma vez por semana com água e sabão vasilhas usadas para guardar água, assim como bebedouros de animais. Isso evita que ovos do mosquito depositados antes da troca da água permaneçam fixados no recipiente.

Sempre que possível evite o cultivo de plantas como bromélias ou outras que acumulem água em suas partes externas ou retire toda água acumulada em suas folhas.


 

Bárbara Félix

http://soumaislagoa.com.br

Editora-chefe no Sou+Lagoa.