Instalação da internet demorou aproximadamente dez dias de acordo com a Carol Cássia. (Foto: Hospital São Carlos/Divulgação)
Projeto leva internet de alta performance para Hospital São Carlos
Uma parceria entre diversas empresas de Lagoa da Prata foi criada para fornecer internet de qualidade para os pacientes e para a equipe do Hospital São Carlos. A ideia que partiu da ARterapia, utiliza serviços da Netwise e demorou cerca de um mês para que fosse concretizada – na última semana de abril o projeto foi concluído.
A diretora de marketing da Netwise, Thalita Magno, revelou como foi feito o projeto. “Nós cedemos equipamentos de rede para gerir as conexões, as empresas parceiras ratearam equipamentos de wifi de alta performance, fizemos a instalação de acesso fibra óptica no hospital, e estamos doando um link de 600mb de velocidade, para as alas que atendem pacientes com covid-19, no Hospital São Carlos”, detalhou.
A redação do Sou+Lagoa conversou com a psicóloga do hospital, Carol Cássia, para saber como aconteceu e qual a importância da plataforma. “Já tinha um tempo que almejávamos essa melhoria para o hospital, mas ainda sem condições de arcar com os custos. A plataforma vai melhorar muito o momento das chamadas de vídeo que acontecem de segunda a sexta com os pacientes da UTI”.
Comunicação dos pacientes em meio a pandemia
A psicóloga abordou a importância das chamadas tanto para os familiares quanto para os pacientes. “Mantém os laços afetivos nesse momento de distanciamento. A internet hoje é uma ponte para que possamos manter esses vínculos e laços”, comentou.
Ela então explicou a necessidade da plataforma e como ela vai beneficiar não só a comunicação com as famílias, mas a passar o tempo no período de internação. “Os pacientes ficavam muito sem condições de ter a internet, outros tinham gastos muito grandes com o 4G e sem contar que a televisão do hospital não oferece muita variedade de canais”.
Logo em seguida, Carol ressaltou que “com a internet, os pacientes não têm gastos para se comunicar com as famílias, fazer chamadas de vídeo, além do acesso aos serviços de streaming, como uma forma de distração, para tirar um pouco o foco da situação de internação que eles enfrentam”.
Por fim, a psicóloga falou sobre o sentimento com a nova plataforma. “Nós todos da equipe do hospital estamos muito contentes e muito gratos pelo apoio e parceria de todos os colaboradores que contribuíram para realização deste projeto”, concluiu.
Colaboraram para realização do projeto, além da Netwise e da ARterapia, o Depósito Brasil, a SL Sistemas, a V8 Empreendimentos, a Mensageiros Church Lagoa da Prata, a Dubai Imobiliária, a DMA e Della Frutas BH, a TPW Soluções Contábeis e o Supermercado Prado & Miranda.