(Foto: Luciene Florinda/Arquivo pessoal)
Mensagens em tampas de marmitas levam esperança para pacientes internados com covid-19 no HSC
“Para quem está de fora, é só uma mensagem, mas para quem está aqui dentro é um conforto, uma forma de cuidar e demonstrar amor”, disse Luciene Florinda, nutricionista do Hospital São Carlos em Lagoa da Prata.
É através de mensagens escritas nas tampas das marmitas, que os pacientes internados com covid-19 recebem a esperança de dias melhores.
De acordo com a nutricionista, desde que entrou no hospital em 2018, adotou junto com a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), uma conduta diferente, mais humanizada na gastronomia hospitalar – o SND é composto por nove membros, entre cozinheiras, auxiliares de cozinha e nutricionista.
Mas ela contou que neste período de pandemia esse atendimento mais zeloso se tornou primordial, já que os pacientes ficam muito tempo isolados. “Com a pandemia, precisamos restringir as visitas dos familiares, assim, os pacientes ficam mais isolados. Então lancei uma campanha para os familiares e amigos pudessem mandar mensagens, estas que encaminho para os pacientes nas marmitas”, disse Luciene.
As mensagens enviadas aos pacientes são escritas nas tampas das marmitas e o nome de quem mandou o recadinho também vai junto.
“É muito emocionante porque os pacientes se sentem mais amados e queridos, afinal, é demonstração de amor através de mensagens. As pessoas escrevem recadinhos e no final tem um ‘eu te amo’. Colocamos os recadinhos na parece para que o paciente veja que é amado e querido, e como os familiares estão esperando pela recuperação”, declarou a nutricionista.
Luciene ainda destacou um caso que ocorreu em um momento que estava indo aos leitos conversar com os pacientes. “Nesse dia, uma acompanhante me chamou e com lagrimas ela falou que já tinha 20 dias que a mãe estava internada e que estava ficando triste. Mas contou que, aquele havia sido o dia mais feliz da mãe [na internação], e foi porque quando ela pegou a marmita e viu o nome dela, se sentiu muito especial; eu não aguentei, fiquei muito emocionada. A gente vê a satisfação dos pacientes e transmito isso para a equipe, e é uma motivação para todos”, finalizou.