(Foto: Thomas Coex/AFP/Reprodução da Internet)
Em 2021, número de mortes por covid-19 mais que dobra em Lagoa da Prata
“73” é o número de vidas perdidas pela covid-19 em Lagoa da Prata desde o início da pandemia, conforme o Boletim Epidemiológico divulgado e atualizado pela Prefeitura Municipal.
A primeira morte pela doença foi registrada em junho de 2020 e até 1º de janeiro de 2021, eram 26 óbitos na cidade. Nesta segunda-feira (12), o Sou+Lagoa analisou os dados dos boletins diários, e somente nestes primeiros meses do ano, Lagoa da Prata já registrou 47 mortes pela doença e só nos primeiros 12 dias de abril, já foram confirmados 17 óbitos.
De acordo com os gráficos com informações detalhadas sobre a covid-19, cerca de 19,3 % das mortes foram de idosos acima de 80 anos.
Diante desse cenário caótico que Lagoa da Prata encara, com 3670 casos confirmados e taxas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria com mais de 100% de ocupação, a Prefeitura Municipal emitiu um decreto no último domingo (11), que suspendeu as atividades econômicas pelo período de sete dias, a fim de frear a circulação do vírus na cidade.
Além disso, em um vídeo publicado na página oficial, a secretária de Saúde, Margarete Lacerda, falou sobre a testagem em massa que ocorrerá na cidade.
“O município irá disponibilizar 10 mil testes e vamos estar testando aqueles que estão com os serviços essenciais funcionando e depois aqueles que vão retomar as atividades a partir do dia 19 de abril. A testagem que consideramos ‘em massa’ não é a testagem de toda a população, mas de um grande número de pessoas, para fazermos aquele isolamento que chamamos de vertical, onde iremos isolar as pessoas doentes”, explicou a secretária. Clique aqui e assista o vídeo completo.