Após um ano do 1º caso confirmado de covid-19, número de positivos já ultrapassa o de 2020

(Foto: Erbs Jr./Estadão Conteúdo/Reprodução da Internet)

Após um ano do 1º caso confirmado de covid-19, número de positivos já ultrapassa o de 2020

No dia 22 de março de 2020, Lagoa da Prata registrava o primeiro caso confirmado de coronavírus – a primeira pessoa a contrair o vírus foi um homem de 37 anos que havia retornado de uma viagem de navio. Em 2 de abril do mesmo ano, o Sou+Lagoa conversou com a esposa do paciente que informou que ele estava recuperado

Após um ano, a cidade já contabiliza 2.843 casos confirmados, com 312 casos ativos e 46 óbitos, conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira. Acesse o boletim clicando aqui.

Em análise aos gráficos disponibilizados pela Prefeitura, do dia 22 de março do ano passado ao dia 31 de dezembro, foram registrados 1.373 casos e em quase três meses de 2021, o número de positivos ultrapassou o de 2020; de 1 de janeiro a 21 de março já foram contabilizados 1.470 casos confirmados. 

 

Dados do dia 31 de dezembro de 2020. (Foto: Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata/Divulgação)
Dados desta segunda-feira, 22 de março de 2021. (Foto: Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata/Divulgação)

Além do número elevado de confirmações diárias, as taxas de ocupação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na enfermaria também preocupam, pois já ultrapassam 100%. Desse modo, há também o aumento de consumo de medicamentos que são vitais para dar assistência aos pacientes internados com coronavírus. 

(Foto: Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata/Divulgação)

Conforme a Fundação São Carlos, por meio de nota encaminhada à Promotoria da Saúde e também para a Secretaria Municipal de Saúde e Gerência Regional de Saúde de Divinópolis no último sábado (20), os medicamentos que auxiliam na intubação de pacientes com covid-19 podem acabar em três dias. 

Além da nota encaminhada pela fundação, nesta segunda-feira (22) a médica responsável técnica. Izabela Antunes, do Hospital São Carlos, compartilhou um vídeo onde alerta a população sobre a situação e fez um apelo para os lagopratenses.

“Fiquem em casa”, pediu a médica. 

Lagoa da Prata na ‘onda roxa’: O #FiqueEmCasa ainda está valendo! 

Para conter o avanço do coronavírus, o governador Romeu Zema (Novo) decretou a ‘onda roxa’ em todo o estado mineiro. Essa fase mais restritiva teve início na última quarta (17) e impõe toque de recolher de 20h às 5h e o funcionamento é liberado somente para serviços essenciais. 

Em Lagoa da Prata, foi um decreto municipal com medidas complementares às imposições do Estado, como forma de minimizar os efeitos da pandemia da covid-19. Uma das ações foi a proibição da venda de bebidas alcoólicas

Outra restrição é para os templos religiosos, que não podem realizar celebrações com a presença do público. Assim, paróquias da cidade voltaram a transmitir as missas pela internet, como fizeram no ano passado.


Leia também: MG na ‘onda roxa’ a partir de quarta-feira (17); confira as medidas e o que pode funcionar nesta fase

Bárbara Félix

http://soumaislagoa.com.br

Editora-chefe no Sou+Lagoa.