“Minas 300”: Buscando sossego? Confira três lugares para relaxar em MG

Mirante Santo Hilário. (Foto: Aventurando MG/Reprodução da Internet)

“Minas 300”: Buscando sossego? Confira três lugares para relaxar em MG

Bárbara Félix
@barbara.fx


Trem bão é ser mineiro! É ter orgulho de falar que nasceu em um dos estados mais lindos do Brasil, que é e rico em cultura, turismo e hospitalidade.

Nesta quarta-feira (2) Minas Gerais completa 300 anos e para finalizar a série especial “Minas 300”, o Sou+Lagoa escolheu mais três destinos do estado para conhecer. Dois deles foram bastante visitados por muitos lagopratenses durante este ano, estes sendo Capitólio e Santo Hilário.

Mas começamos com um lugarzin’ pouco conhecido mas bastante charmoso! A cidade de Três Marias está há 315,4 km de Lagoa da Prata – a viagem de carro tem duração de pouco mais de quatro horas.

Três Marias ou Doce Mar de Minas como é chamada pelo apelido carinhoso, ressalta que Minas tem mar sim (do seu jeitinho, mas tem!), afinal é lá que está o Lago de Três Marias.

A cidade é bastante procurada por quem busca sossego. Para relaxar há a opção de descansar nas praias artificiais e também praticar esportes náuticos, como por exemplo a pesca esportiva.

Para se hospedar com conforto em Três Marias, a dica é o Grande Lago Hotel, que possui uma vista privilegiada para o Lago da Barragem. Além disso, o hotel possui estacionamento gratuito, piscina e restaurante.

E para os amantes de literatura, um destino ideal, que fica a apenas 30 km de Três Marias, é o Museu Manuelzão. O museu é a casa onde morou o Manuel Alves Nardi, cidadão que inspirou o escritor Guimarães Rosa em sua obra Uma História de Amor. Vale a pena conhecer.

Três Marias em Minas Gerais. (Foto: Grande Lago Hotel/Três Marias)

Um dos lugares mais visitados em 2020 foi Capitólio, que está há pouco mais de duas horas de Lagoa da Prata, cerca de 131,8 km.

A cidade banhada pelo Lago de Furnas é famosa pelas belas cachoeiras, mirantes, trilhas e atrações junto a natureza. O Lago é conhecido como o “Mar de Minas”, é considerado um dos mais extensos do mundo.

Para se hospedar no local, uma das opções é a Pousada Lagoa Azul, que permite o acesso a cachoeira de mesmo nome e tem um restaurante anexo que é muito frequentado por turistas, juntando assim praticidade e boa gastronomia. Um outra que se destaca é a Pousada do Rio Turvo que fica na ponte do rio de mesmo nome. Deste local é que partem as embarcações dos passeios pelo Lago de Furnas.

(Foto: Guia Hurb-Capitólio)

E por fim Santo Hilário, distrito do município de Pimenta. O local também foi bastante visitado durante a pandemia, pois é o lugar certo para quem procura relaxar e contato com a natureza, ou se aventurar pelas belezas naturais praticando algum tipo de esporte.

Caso inicie a viagem por Lagoa da Prata, a tempo gasto é de pouco mais de duas horas, sendo 113,9 km pela MG-170.

Entre as atrações principais são as cachoeiras Quaresma/Andorinhas e Lageado. Para quem gosta de se aventurar, algumas opções de trilha também são viáveis. A cachoeira Quaresma/Andorinhas está situada a 5 km do distrito e possui pequenas quedas com meio metro de altura no curso da água, além de outras duas quedas d’água maiores. A primeira delas com trinta metros de altura e a segunda setenta metros e uma caminhada de duas horas e meia com nível de dificuldade elevado devido ao acesso íngreme que não é demarcado. Vai encarar?

Para descansar após curtir nas cachoeiras e trilhas, os Chalés Santo Hilário são boas opções, afinal cada chalé possui dois quartos, sala com Tv e sofá, um banheiro com aquecimento solar, lavabo completo, cozinha, uma vaga de garagem e Wi-Fi .⁣⁣

E para apreciar a boa culinária de Minas, o restaurante Cantinho Mineiro é a opção certa! O local ideal para comer aquela galinha caipira, traíra sem espinha, bolinho de tilápia e a tradicional carne de lata. Se passar por lá, entre em contato com a com o pessoal do restaurante através do número (37) 99961-8156.

(Foto: TripAdvisor)Minas

Redação