Piloto lagopratense conquista título de Campeão Brasileiro na categoria Moto2

(Foto: Gustavo Epifânio)

Piloto lagopratense conquista título de Campeão Brasileiro na categoria Moto2

Bárbara Félix

@barbara.fx


O piloto lagopratense Túlio Malta concluiu mais um Rally dos Sertões, o maior rally das Américas. Neste ano de 2020 foi a quinta participação do atleta no campeonato que começou em Mogi Guaçu, São Paulo no dia 30 de outubro – a prova percorreu mais de 4.500 km pelo Brasil durante nove dias, atravessando cinco estados brasileiros até chegar a Barreirinhas no dia 7 de novembro. 

Túlio terminou a prova na 4ª colocação Geral e 2ª da categoria Moto2, e com esse resultado finalizou o ano também com título de Campeão Brasileiro da categoria Moto2.

Nesta quinta-feira (12), Túlio Malta conversou com a redação do Sou+ e falou sobre a sua participação no Sertões. Este ano, o atleta competiu pela Yamaha, equipe a qual ingressou em julho. Segundo Túlio, foi a primeira vez que a equipe Yamaha participou como uma estrutura de fábrica no Brasil. “Representar uma gigante nipônica equipe e representar a marca ao lado de pilotos amigos e de alto gabarito é algo que me deixa extremamente realizado. Já tive em outras equipes, mas a energia, profissionalismo e o lado social da Yamaha é algo contagiante. Fizemos um belo trabalho este ano, resultados expressivos para a montadora”, ressaltou o piloto.

(Foto: Victor Eleutério Costa)

Sendo um campeonato que exige muito do atleta, o Sertões é para Túlio a competição onde os atletas colocam todo o trabalho feito durante o ano. “Este ano tivemos um Sertões em bolhas, atípico devido ao ano e momentos de pandemia. O Sertões normalmente é realizado no verão, sem chuvas, mas este ano contamos com chuvas durante todos os dias, apimentando ainda mais a prova, porém no final foi surpreendente! Atravessamos este Brasil por lugares paradisíacos com uma qualidade técnica surpreendente. Tive o prazer de pilotar a primeira especial no primeiro dia aqui na Serra da Canastra, onde familiares e amigos estiveram presentes. A emoção foi grande”, destacou Túlio.

O atleta ainda falou que fez uma prova lisa, sem problemas e sem perrengues. “Tive ótimos dias no Rally. A moto que piloto é uma  Yamaha WR450f, super robusta que me dá muita confiança durante toda prova. A chuva fez com que separassem os “homi dos menino”, e foi aí o ponto principal da prova. Tivemos na travessia do estado do Goiás com o Tocantins, o Rio Bagagem, local que já atravessamos outras vezes e que devido às chuvas fortes na região, estava super cheio e desafiador”, disse Túlio, que ainda completou que apesar da prova ter sido  tranquila, no último dia houve uma fatalidade com um grande amigo, o piloto Tunico Maciel, que se acidentou durante a prova.

Túlio Malta e Tunico Maciel. (Foto: Túlio Malta/Arquivo pessaoal)

“Tunico se acidentou um pouco a minha frente, onde prestamos todo socorro e atendimento no local. Meu amigo não resistiu e acabou falecendo logo depois. Uma perda ao esporte, uma perda a vida. Tunico sempre foi leal, desde os momentos em que estivemos dividindo a mesma equipe, a quando fomos adversários diretos. Triste, mas tenho a certeza que a sua alegria e vontade de vencer irá me fazer ainda mais forte para os próximos anos”, declarou Túlio. 

+ competições e agradecimentos

Sem mais competições este ano, o calendário encerrou após o Sertões, mas de acordo com Túlio, em 2021 a temporada deve começar em 2021. “Temos uma prova na Argentina em Fevereiro, está válida pelo Campeonato Mundial (SAAR),  onde devo iniciar a próxima temporada. Estou super ansioso para defender a Yamaha por mais um ano, visto contrato renovado já com a empresa. Estendo meu agradecimento para as empresa locais, que acreditam no esporte e incentivam da melhor maneira. Castel Construtora e Sense que são parceiro a anos, muito obrigado por tudo”, finalizou o atleta. 

Redação