Foto: Divulgação
“Ainda não há mudanças”, diz secretária de Educação sobre a retomada das aulas presenciais
Bárbara Félix
@barbara.fx
Foi publicado pelo Governo de Minas na quinta-feira (17), os protocolos sanitários que devem ser seguidos pelas unidades de ensino do estado, quando for autorizado o retorno das aulas – as recomendações foram elaboradas pelo Conselho Estadual de Educação para evitar a transmissão do coronavírus nas escolas.
No texto, publicado no Diário Oficial do Estado, foi destacado os prejuízos “incalculáveis” provocados pela paralisação, o que vem agravando ainda mais as “desigualdades socioeconômicas, considerando-se o importante papel da escola no bem-estar físico, na saúde mental, na aprendizagem, na prevenção da violência, da desnutrição e do trabalho infantil”.
Segundo as recomendações do conselho, as normas estabelecidas que deverão ser respeitadas pelas instituições de educação são as rotinas de revezamento nos horários de entrada, saída, intervalos e outros deslocamentos coletivos. O objetivo é evitar as aglomerações. Além disso, todo o mobiliário das salas de aula deverão ser readequadas para garantir o distanciamento mínimo entre os estudantes – a distância não foi publicada.
Outra norma a ser seguida é o uso obrigatório das máscaras de proteção durante as aulas e será obrigatória também a aferição da temperatura de todos antes de terem acesso às escolas.
Ao Sou+Lagoa, a secretária de Educação de Lagoa da Prata, Janaína Rocha, falou que no momento, ainda não há mudanças em Lagoa da Prata, e que está aguardando orientações. Ela ainda disse que na próxima semana irá ter uma reunião com o pedagógico, e que passará às informações para a redação.
Sou+Lagoa também conversou uma mãe lagopratense, Dayse Silva, que se posicionou sobre a favor da retomada das aulas presenciais.
Dayse é mãe de três crianças e uma delas, é autista. Segundo ela, o filho sente a falta da rotina, pois frequenta duas escolas, sendo a Professor Mourão e a Apae.
“Ele sente a falta da sua rotina, e teve aumento de fatores. Ele desenvolveu ansiedade, fica ainda mais inquieto, com dificuldades de fazer as tarefas e para consegui aprender. Sou a favor por isso, e volta às aulas será bom para ele interagir com os amiguinhos e professores, para ele isso é muito importante”, declarou.
A redação também falou com a professora Maria Elisabette, de Lagoa da Prata. Segundo ela, apesar achar que é preciso o retorno das aulas presenciais, crê que é muito imprudente fazer isso agora, “isto é, não temos certeza de quê estaremos a salvos. Estou muito ansiosa para voltarmos, mas temo pela nossa saúde. Minha, de meus colegas de trabalho e de meus alunos e familiares”, disse Maria.
A professora ainda destacou, que como trabalha em uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental 1, acredita que não conseguiria fazer com que as crianças se mantenham distantes, e alega que esta é a maior preocupação.
“Creio que a higiene será até fácil, mas o distanciamento quase impossível. Até porque as crianças estão com muitas saudades da escola, dos colegas, de tudo. Eu particularmente gostaria de nem ter parado. Mas, não somos culpados e nem há alguém a culpar. É aceitarmos a situação e viver, apesar dela”, declarou a professora.
Lugar de fala
Para saber qual a opinião dos lagopratenses sobre o retorno das aulas presenciais, o Sou+Lagoa abriu uma caixa de perguntas no Instagram onde indagou a respeito.
A internauta @raquelzinhacr respondeu: “Não deveriam voltar agora. Saúde em Primeiro lugar”;
Outra que falou foi @gisleneagccastro43 que falou “Medo”;
@laisandrielly pontou “Não é o momento”;
@lacerda.maria19 respondeu “já perdemos o ano, oq adianta voltar no finalzinho? Sendo que não aprendemos nada, só degastamos nossa saúde mental, com tanta cobrança das escolas, que tentam enfiar conteúdo onde não aprendemos nem mesmo as primeiras matérias do ano”.
@dayanearaujo88 disse na caixa de perguntas do Sou+ “Acho que ainda não é o momento, temos que nos resguardar mais um pouco”;
@isabela.lr colocou “Uma falta de responsabilidade coletiva e um descaso com a saúde pública”;
A internauta @fernanda_borges_2 disse “Acho que as aulas tem SIM que voltar, não estou aprendendo nada no EAD”.
Mais respostas você confere nos stories no Instagram do @soumaislagoa.