(Foto: Cesar Delong)
Lagoa da Prata avança para a Onda Verde
Bárbara Félix
Nesta quinta-feira (17), após a análise semanal da situação da pandemia em Minas Gerais, o Comitê Extraordinário Covid-19 definiu que duas novas macrorregiões de Saúde passarão a integrar a onda verde do plano Minas Consciente, a mais avançada do programa criado pelo Governo de Minas.
As regiões Oeste e Centro-Sul progridem para a Onda Verde, depois de 28 dias na Onda Amarela, devido aos bons índices epidemiológicos. Lagoa da Prata integra a região Oeste, assim, o município avança para a fase mais liberal do plano. Conforme a secretária de Saúde, Sabrina Novaes, a microrregião composta por Lagoa da Prata, Japaraíba, Arcos, Santo Antônio do Monte e Pedra do Indaiá, encontra-se na Onda Amarela, mesmo que a macro tenha avançado para a Verde.
“A microrregião compostas por essas cidades, permaneceu na Onda Amarela. Mas, o Plano Minas Consciente fala que os municípios devem seguir a macrorregião, logo se seguirem, as cidades devem ter cautela se estiverem na Onda Amarela pela micro, caso decidam avançar para a Verde. Então temos essa grande preocupação, mas como seguimos a macro, nos encontramos na Onda Verde”, informou Sabrina, que ainda pontuou que as pessoas devem continuar tendo cuidados. “Devem continuar mantendo, principalmente agora com a liberação de casas de festas, porque mesmo liberando eventos nesse momento, só é permitido até 30 pessoas, seguindo recomendações que está no protocolo do plano Minas Consciente. Assim, deverão seguir as regras e protocolos sanitários, porque mesmo sendo Onda Verde, existem várias regras sanitárias a serem obrigatoriamente seguidas”, destacou.
A secretária de Saúde também alegou que daqui sete dias, haverá uma nova avaliação, e Lagoa pode permanecer na Onda Verde, ou pode mudar para Amarela ou Vermelha. “Se os indicadores mudarem ou aumentarem, como mais casos em internação em UTI, mais exames positivos, podemos ir da Verde para a Vermelha. Então é preciso que a população e comércio tenham consciência neste momento”, finalizou.
O que funciona na Onda Verde
A Onda Verde é fase em que é permitida a maior parte das atividades, como bares com música ao vivo, cinemas e parques. Todas as aberturas devem respeitar os protocolos estipulados pelo Governo de Minas, que incluem padrões de distanciamento social e práticas de higienização.
As macrorregiões Norte, Triângulo do Sul, Oeste e Centro-Sul estão na onda verde. Nesta fase, são permitidos os seguintes serviços além dos já liberados:
– Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;
– Cinemas;
– Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;
– Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;
– Bares com entretenimento (shows e espetáculos);
– Serviços de colocação de piercings e tatuagens.