Lagoa da Prata é a única cidade no curso do Rio São Francisco com esgoto 100% tratado

(Foto: PLP/Divulgação)

Lagoa da Prata é a única cidade no curso do Rio São Francisco com esgoto 100% tratado

Após quase 11 anos do início das obras, a transposição do Rio São Francisco está praticamente concluída, e teve as obras entregues no mês de junho, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) – o mandatário inaugurou um trecho do eixo norte da transposição do Velho Chico. Segundo informações da Folha, a transposição é a maior obra hídrica do Brasil.

(Foto: Rafael Robatine)

Contudo o rio segue longe da revitalização prometida pela gestão do governo Lula (PT), e recebe diariamente toneladas de esgoto jogadas por quase todas as cidades no seu percurso entre Minas Gerais e Alagoas.

Mas, segundo o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), entre os 507 municípios que compõem a bacia, apenas um, Lagoa da Prata, tem 100% do seu esgoto tratado – a cidade, por sinal, é apontada como modelo pelo comitê. Ao Sou+Lagoa, o secretário de Meio Ambiente de Lagoa da Prata, Lessandro Gabriel, disse que ao falar sobre o esgoto ser 100% tratado, “é porque todo o esgoto da cidade vai para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), e já não vai para os córregos do município, e isso que é um diferencial das cidade, que tratam apenas parcialmente ou nem fazem esse tratamento. Em Lagoa, todo o esgoto é coletado, tratado na ETE, que faz a purificação da água para que seja devolvida para a Lagoa Verde, Rio Jacaré, e em seguida para o Rio São Francisco”, disse Lessandro.

Quando o projeto da transposição foi lançado em 2009, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu que para cada real investido na obra, outro seria investido na revitalização. “Nós queremos revitalizar, recuperar as margens, as matas ciliares, fazer saneamento básico nas cidades para que não joguem dejetos no São Francisco, e começamos fazendo isso”, disse Lula durante o programa ‘Café com o Presidente’, em outubro daquele ano. Em agosto de 2016, o governo Michel Temer lançou um novo plano de revitalização, prometendo investir R$ 10 bilhões em obras até 2026.

Quanto ao tratamento de esgoto dos outros municípios no curso do rio, ao portal de notícias Uol, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), informou que já implantou 89 sistemas de esgotamento sanitário, “que contemplam coleta e tratamento dos efluentes sanitários, em municípios integrantes da bacia hidrográfica do rio São Francisco, contudo não tem informação de quantos municípios tem tratamento de esgoto total”.

Redação