Foto: Rafael Robatine
Secretaria de Cultura e Turismo propõe projeto de revitalização na Praia Municipal
Reportagem: Bárbara Félix
Um projeto de cinco obras para revitalização da Praia Municipal de Lagoa da Prata foi apresentado pela Secretaria de Cultura e Turismo à Câmara Municipal, conforme informou a Prefeitura Municipal na segunda-feira (6), através da página oficial no Facebook.
O secretário de Cultura e Turismo, Antônio Cláudio, Tatau, foi convocado pela Câmara na última quinta-feira (2), para falar das ações da Secretaria no período da pandemia e sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos desde que assumiu a pasta, em janeiro deste ano. Dentre os assuntos abordados, foi apresentado pelo secretário aos vereadores, o projeto de revitalização da Praia, que já começou, segundo Tatau, com a ciclovia, que tem previsão de inauguração no final de agosto – o secretário ainda prevê mais quatro obras para o local.
Por meio da nota emitida pela Prefeitura, o secretário disse que parte das obras será realizada com recurso da própria Secretaria, através de economias pontuais, como por exemplo, a não realização de alguns eventos este ano, em função da pandemia. Na nota ainda foi destacado que, naturalmente será necessário apoio da Câmara Municipal, principalmente para aprovação de uma dotação orçamentária de uma das obras.
Veja a publicação da Prefeitura de Lagoa da Prata sobre o projeto de revitalização na Praia Municipal:
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apresenta à Câmara de vereadores projeto de 5 obras para início de…
Posted by Prefeitura de Lagoa da Prata on Monday, July 6, 2020
Nesta quarta-feira (8), o secretário de Cultura e Turismo, Tatau conversou com a redação do Sou+Lagoa e falou a respeito do projeto proposto para de revitalização e sobre como poderá ser benéfico para a cidade. Além disso, o secretário também falou sobre a política de cobrança para entrar na praia aos domingos.
Segundo ele, no período de alta temporada, antes da pandemia, o fluxo de pessoas na praia durante os finais de semana era grande, principalmente aos domingos, quando turistas apareciam em Lagoa da Prata. No entanto, o secretário alegou que grande parte dos lagopratenses não usufrui das dependências do complexo da praia, e que preferem praticar esporte em volta da lagoa.
“Assim, as obras atingirão o entorno da praia, mas também são no sentido de mudar essa realidade tornando o local mais atrativo, já que temos um espaço maravilhoso, mas que tem se tornado ocioso na parte interna. Então serão feitos investimentos em iluminação, playground para crianças, inúmeras quadras para práticas esportivas, dentre outros. O projeto que propomos para a praia é um convite para que nossa comunidade volte a frequentá-la no dia a dia e com mais assiduidade. A praia mais bem iluminada e segura, e com inúmeras opções de lazer e atividades físicas, naturalmente será mais atraente e todos serão beneficiados”, explicou o secretário.
Ele ainda disse que a decisão da Câmara para o projeto deve ser tomada na próxima semana. “Creio que deve ser rápido, e até a próxima semana, todos os projetos já estarão na Câmara Municipal. Os vereadores de nossa cidade demonstraram grande simpatia às propostas de investimento”, completou Tatau.
Sobre a portaria da praia, foi levantada a questão pertinente sobre a política de cobranças aos domingos, assim, Tatau esclareceu alegando que também foi apresentada uma proposta de transferir toda a receita da praia aos domingos para entidades assistências da cidade.
“Recentemente fizemos uma reunião com os representantes de entidades da cidade, através da Secretaria de Assistência Social, e ambas partes demonstraram muito interesse no projeto. A sugestão inicial seria que as entidades, alternadamente, assumissem o papel de vender os convites de acesso à praia e também recepcionar os visitantes. Em contrapartida, ficariam com a receita apurada. A Secretaria de Cultura e Turismo assumiria o papel de cuidar da limpeza e segurança do local. Hoje, a Administração Municipal e a Procuradoria do Município estão realizando estudos para se chegar em variáveis legais para execução desses projetos”, contou.
Tatau também ressaltou que, em breve, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), será reativado, contando com a colaboração de conselheiros formados pelo poder público e participação da sociedade civil.
“O Comtur terá a competência de deliberar planos e projetos de desenvolvimento turístico para o município. Nossa secretaria tem algumas propostas para o futuro da praia, a lagoa, o parque e todo nosso complexo turístico e ter a participação do conselho será muito importante neste debate, pois ele representará a comunidade e ajudará, não só a minha, mas as próximas gestões da secretaria em planos e decisões neste sentido”, finalizou.