Igrejas Católicas de Lagoa da Prata retomam missas com público

Foto: Paróquia São Francisco de Assis

Igrejas Católicas de Lagoa da Prata retomam missas com público

Em meio à pandemia da Covid-19, fiéis católicos retornam aos templos religiosos para participarem das missas. Em Lagoa da Prata, a Paróquia São Sebastião e São Francisco de Assis retomaram às celebrações após o decreto da Diocese de Luz, que autorizou o retorno a partir do dia 27 de junho, desde que as paróquias seguissem as instruções de acordo com as autoridades das Secretarias de Saúde do município.

Padre Almerindo Silveira, da Paróquia São Sebastião conversou com a redação do Sou+Lagoa e contou que para a realização das missas na igreja, foi elaborado um planto de contingenciamento junto com os médicos Diogo Chaves e Saulo Pedrosa, seguindo as normas da Vigilância Sanitária.

As missas estão sendo em número reduzido, sendo, por celebração, 100 pessoas. E para poder participar, católicos devem ir a Secretaria Paroquial para pegar um ‘convite’, que são entregues a partir das terças-feiras. “Para as celebrações, abrimos todas as portas das igrejas, porém elas ficarão interditadas e só uma porta estará disponível para que o ministro possa colocar álcool em gel na mão das pessoas”, informou o padre.

Almerindo ainda disse que a eucaristia está sendo distribuída pelos ministros aos fiéis, com máscaras e luvas.

A Paróquia São Francisco de Assis também está realizando missas com fiéis, em número reduzido, seguindo o projeto da diocese chamado “De Novo Em Comunidade”, onde foram impostas algumas recomendações, sendo: Pessoas nos grupos de risco não devem participar das missas e é recomendado que assistam pelos meios de comunicação (rádio, TV e internet). Na paróquia há cinco portas, que estarão abertas, mas os fiéis entrarão somente pelas duas que estão de frente.

Na entrada estarão os ministros oferecendo álcool 70% e indicando os assentos, onde estarão devidamente assinalados e  fiéis que convivem na mesma casa, poderão sentar juntos. Todos os fiéis que forem participar da missa deverão usar máscaras, que serão retiradas somente para comungar, e deverão ser colocadas logo após a comunhão.  Ao final da celebração os fiéis deverão sair com calma e cuidado, respeitando a distância, começando com os que estão no final da igreja e próximo das portas e devem evitar aglomeração na saída da igreja.

Os fiéis que tiverem interesse em participar deverão dar seus nomes na secretaria até na sexta-feira às 17h, estes assinarão a lista de participação, e o agendamento não será feito por telefone.  As celebrações estão sendo realizadas nos seguintes horários: Sábado às 19h; nos domingos às 7h, 10h, 19h.

Na quarta-feira (1º) a Paróquia São Carlos Borromeu informou, em redes sociais,  que as missas retornarão a partir de sábado (4). “A Paróquia São Carlos Borromeu, tem procurado agir com prudência e responsabilidade. Mas há necessidade de retomar, aos poucos, as nossas atividades seguindo orientações das autoridades sanitárias e eclesiásticas.Diante do quadro atual, celebraremos a Santa Missa novamente com a presença de fiéis”, esclareceu.

Para participarem das celebrações, fiéis deverão pegar “convites” na Secretaria Paroquial, que já estão disponíveis nesta quinta-feira (2). O atendimento é de 8h às 18h.

Em todas as comunidades da Região Pastoral Nossa Senhora Aparecida, as missas retornam a partir dos dias 11 e 12 de julho, com número reduzido de fiéis. As comunidades que fazem parte da região são: Igreja do Rosário, Salão da Comunidade São Pedro,  Salão da Comunidade Sagrado Coração de Jesus e Salão da Comunidade São João Paulo II.

Na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, as missas também vão retornar. De terça a sexta, as celebrações ocorrerão às 19h no Centro de Eventos Paroquial. No sábado, a missa será às 19h e no domingo: 07h30h, 9h e 19h no Centro de Eventos, e às 17h30 no Salão da Imaculada Conceição.

“Teremos um limite de 80 pessoas. Durante a semana acreditamos que não vai ter aglomerações, portanto não será necessário dar o nome na secretaria. No final de semana, como é esperado um público maior, ligar na Secretaria Paroquial e dar o nome pra a missa que quiser participar”, informou.

Redação