ACE/CDL oferecerá testes da Covid-19 para empresários e colaboradores

Os testes serão realizados a partir do dia 1º de Julho, no consultório médico montado na sede da entidade. (Foto: Reprodução da Internet)

ACE/CDL oferecerá testes da Covid-19 para empresários e colaboradores

A Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACE/CDL) de Lagoa da Prata vai oferecer testes rápidos para Covid-19 para empresários e colaboradores das empresas, indústrias e comércio da cidade.

Os testes que indicam se a pessoa está ou se esteve com a doença, serão realizados a partir do dia 1º de Julho, no consultório médico montado na sede da entidade.

A medida possibilitará que aproximadamente 5 mil pessoas sejam testadas e qualquer associado, que deseje fazer o exame, mesmo sem pedido médico ou sintomas graves, poderá fazê-lo a R$100, preço de custo dos testes.

O objetivo da entidade é conter a contaminação e a proliferação do vírus pelo comércio da cidade, contribuindo para o achatamento da curva local e afastando a necessidade de novas medidas de restrição em Lagoa da Prata.

Entenda!

Os testes rápidos realizados pela entidade identificam tipos diferentes de imunoglobulinas, que são anticorpos produzidos pelo nosso sistema imunológico e fornecem três tipos de resultado:

  • IgM Positivo ou Negativo
  • IgG Positivo ou Negativo
  • IgM e IgG Positivo ou Negativo

IgM Positivo indica que o paciente está ou foi infectado recentemente e a doença ainda se encontra em uma fase aguda. Neste caso, o paciente deve ser isolado;

IgG Positivo indica que o paciente esteve infectado, já está fora da fase aguda da doença, está possivelmente imunizado e não precisa entrar em isolamento;

IgM e IgG Positivos indica que o paciente está na fase de transição, saindo da fase aguda.

A entidade optou por adquirir os testes de um renomado laboratório sul-coreano, ao invés dos testes chineses, pela confiabilidade do fornecedor que já atua no Brasil há 20 anos, destacando-se principalmente por testes de Hepatite e HIV. Os exames serão realizados através de agendamento prévio e empresas que desejem testar um número maior de colaboradores, uma equipe será deslocada até a empresa a fim de evitar aglomerações.

A ACE/CDL já possuía um consultório médico criado para o serviço de medicina do trabalho. É nesta estrutura que os exames acontecerão. Todo o acesso se dá pela área externa da entidade, em espaços abertos, evitando aglomerações e protegendo a equipe da entidade que está trabalhando presencialmente.

Toda a coordenação técnica do serviço será feita por um bioquímico, membro do conselho superior da associação comercial, que possuí larga experiência em exames laboratoriais. Este serviço é ofertado apenas aos associados da ACE/CDL de Lagoa da Prata que formam a maior parte do comércio local com mais de 600 empresas e aproximadamente 2 mil  colaboradores.

“Desde o princípio desta pandemia, temos nos desdobrado para proteger as pessoas, os negócios e os empregos em Lagoa da Prata, com muita responsabilidade. Nada é mais importante que a saúde das pessoas, mas é nosso dever buscar soluções que ajudem os empresários a passarem por este período com o menor impacto possível. E temos feito isso. Esta iniciativa segue os dados que mostraram que países nos quais em que testes em massa foram feitos a doença foi melhor controlada. Isso só reforça o nosso compromisso de ajudar os empresários a continuarem operando e garantir que isso não prejudique o nosso quadro de saúde pública. O equilíbrio é possível e vamos persegui-lo”, disse o presidente da ACE/CDL, José Raimundo de Rezende.

Redação