Ter amigos alivia mais a dor do que tomar morfina

FRIENDS — Season 2 — Pictured: (l-r) Matthew Perry as Chandler Bing, Jennifer Aniston as Rachel Green, David Schwimmer as Ross Geller, Courteney Cox as Monica Geller, Matt LeBlanc as Joey Tribbiani, Lisa Kudrow as Phoebe Buffay (Photo by NBC/NBCU Photo Bank via Getty Images)

Ter amigos alivia mais a dor do que tomar morfina

Amigo é uma das melhores coisas do mundo e TODOS sabem disso, não há dúvidas de que um bom amigo está ao seu lado 24 horas por dia, seja em pensamento ou de outra forma qualquer, mas está. Amigos são aqueles que vão acreditar em você mesmo quando ninguém mais acredita <3.

Pessoas com mais amigos têm maior tolerância à dor, sugere um estudo realizado na Universidade de Oxford e publicado nesta quinta-feira, dia 28, na revista “Scientific Reports”. Para chegar a esta conclusão, a estudante de doutorado Katerina Johnson, do Departamento de Psicologia Experimental da universidade, investigou a relação entre círculos de amizade maiores ou menores e a atividade da endorfina no cérebro.
A endorfina é conhecida por ser uma analgésico natural do corpo. Mas, mais do que isso, ela está diretamente ligada ao nosso circuito de dor e prazer: é uma substância que tanto nos torna tolerantes à dor quanto nos dá sentimentos de alegria e recompensa.

— Existe uma teoria que diz que as interações sociais desencadeam emoções positivas quando a endorfina se liga aos receptores “opióides” do cérebro. Seria isso que nos dá a boa sensação que temos quando encontramos nossos amigos — analisa Katerina. — Para testar esta teoria, nos baseamos no fato de que endorfina tem um efeito analgésico poderoso, mais forte até do que a morfina.

Então, Katerina “mediu” a quantidade de endorfina produzida pelos participantes da pesquisa a partir da capacidade deles de tolerar a dor. Em seguida, esses dados foram cruzados com informações acerca do tamanho dos círculos de amizade deles. E a tese foi comprovada: quem tinha uma quantidade maior de amigos, encontrando-se com frequência, demonstrou uma capacidade maior de tolerar a dor.

— Esses resultados também são interessantes porque a pesquisa sugere que o sistema de produção de endorfina pode ser interrompido durante distúrbios psicológicos, como depressão. Isto pode ajudar a explicar o motivo de pessoas deprimidas frequentemente sofrerem com a falta de prazer e se tornarem socialmente reclusas — analisa a doutoranda

Leia mais em O Globo

Redação