Principais competições esportivas em Lagoa da Prata são afetadas pela pandemia

Além das competições terem sido canceladas, treinos também foram suspensos. – Foto: Lagoa Esportes

Principais competições esportivas em Lagoa da Prata são afetadas pela pandemia

Pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos foram adiados em razão da pandemia do coronavírus – as Olimpíadas que aconteceria este ano em Tóquio, foram adiadas para 2021. No entanto, não só a grande competição internacional foi tirada de campo devido à Covid-19, mas também campeonatos nacionais, estaduais e municipais, como por exemplo, os Jogos Escolares de Lagoa da Prata (Jelp).

A orientação neste momento é que não haja “provocação” de aglomeração em locais públicos, assim, todas as competições e práticas esportivas têm sido paralisadas diante do avanço do coronavírus. Segundo Christian Freitas, coordenador da Secretaria de Esportes de Lagoa da Prata ao Jornal Cidade, “para se ter uma ideia, apenas a Segunda Guerra Mundial parou os Jogos Olímpicos, e agora tivemos a Olimpíada adiada por causa do coronavírus. Da mesma forma a gente acha que vai acontecer com os Jogos Escolares de Lagoa da Prata (Jelp), pois não se sabe se vai acontecer; primeiro porque o Jelp é uma competição que os alunos ‘perdem’ aulas para poderem treinar e participar, e como os alunos vão ter perdido muitas aulas esse ano, há uma grande chance das diretoras ou dos próprios pais não autorizem os alunos a saírem da sala para a competição”, explicou o coordenador.

Rendimento e rotina dos atletas municipais

Para o atleta lagopratense Adrian Cristian, que conversou com a redação do Sou+Lagoa nesta quarta-feira (13), apesar dos treinos e competições suspensos, não está parado, e continua com treinamento em casa.

“Antes das suspensões dos treinos nosso treinador, Abel Mendes distribuiu implementos para todos para fazermos os treinos em casa, mas a rotina não é a mesma. Porém não dá pra ficar parado, então sigo focado, tanto na parte física e técnica, fazendo o quê dá para fazer em casa mesmo”, contou Adrian.

Ele ainda destacou que a maioria das competições dos esportistas lagopratenses iriam participar neste primeiro semestre foram canceladas devido ao coronavírus. Adrian completou dizendo que “a pandemia causou um prejuízo muito grande quanto a esse assunto, mas minha motivação para conquistar a vitória continua a mesma”, disse o atleta.

Foto: Adrian Cristian/Arquivo pessoal

O treinador Abel Mendes, que treina Adrian e outros atletas no programa de atletismo municipal “Correndo Para o Futuro” relatou a redação que atletas de alto nível estão mantendo em plena forma, treinando em casa ou em espaços disponíveis na cidade, seguindo as normas de proteção. Além disso, o treinador contou que os alunos mantêm o contato online para que possam receber orientações de treinos físicos e técnicos.

“Mesmo adaptando os locais de treino, esta pandemia afetou diretamente no rendimento, seja físico ou técnico; acredito que o rendimento final tenha caído uns 20%, tanto físico quanto técnico”, falou o treinador, que ainda completou dizendo que foram várias competições suspensas, inclusive um mundial escolar na China, o qual os atletas teriam a oportunidade de participar, mas ainda temos esperança que a pandemia passe e haja alguma competição pra salvar ano”.

Abel ressaltou que com paralisação dos treinos, sente a falta dos atletas do “Correndo Para o Futuro”. “Este projeto é minha vida, e treina-los é sempre um trabalho prazeroso. Me sinto  triste de não poder exercer com eficiência o trabalho de orientação diante da situação causada pelas consequências causadas pelo vírus, mas tudo isso vai passar e voltaremos mais fortes ainda”, alegou o treinador.

Cristian Freitas também falou que para os atletas do programa de atletismo, perder um ano é muito complicado. “É frustrante mesmo você querer fazer as coisas e não poder porque você tem que respeitar o isolamento social, então estamos muito tristes com essa realidade de possivelmente não ter competições do atletismo em 2020. E não só o atletismo, como também a Sense foi adiada em Lagoa da Prata, Campeonato Mineiro de Caratê que seria aqui na cidade foi adiada, a Copa Minas de Natação também foi adiada”, declarou Christian.

O coordenador finalizou dizendo que “agora, quase dois meses depois, ainda não se sabe o rumo das competições. O esporte entrou em uma espécie de estado de hibernação. A gente espera voltar no segundo semestre, mas tudo com respaldo das organizações de saúde”.

Veja os eventos esportivos suspensos por causa pandemia em Lagoa da Prata

Na primeira quinzena de março, os principais eventos esportivos foram adiados, suspensos ou cancelos por conta da pandemia do coronavírus em Lagoa da Prata.

De acordo com informações do site Lagoa Esportes, a equipe do Laprata participava da Copa Classista, classificou bem na primeira fase, e agora espera uma definição das autoridades de saúde, para saber quando volta a competição, se é que vai voltar.

As equipes do Lagoa FC e do Lobão estavam inscritas na Copa Regional Sub 23, que estava programada para os meses de março e abril. A equipe Master Lagoa, estava participando do Regional Master.

A Secretaria de Desportos adiou os Jogos Mirins, que estavam acontecendo na Praça de Esportes. A Copa Minas de Natação seria realizada no mês de março em Lagoa da Prata.

As equipes de futsal, handebol, xadrez e basquete das escolas de Lagoa da Prata, participariam dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) no mês de abril.

A Corrida de Moutain Bike, Sense Extreme Day, que seria realizada no mês de maio, a Copa Minas de Tiro “Trap Americano”, o Campeonato Mineiro de Karatê Interestilos.

Clubes e academias tiveram suas atividades paralisadas.

Programas de atividades físicas da Secretaria de Desportos, como Escola de Esportes, Correndo Para o Futuro e Movimento Saúde para a Melhor Idade, estão suspensos.

Redação