– Foto: Reprodução da Internet/Assistência Farmacêutica
“Estas ações nos fortalecem”, diz enfermeira da UPA sobre doações de empresas
Reportagem: Bárbara Félix
Neste período de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, além de ações voluntárias de lagopratenses em prol de arrecadações para amparar aqueles que mais necessitam, empresas de Lagoa da Prata também se dispuseram a ajudar no combate à Covid-19.
Durante o mês de março e abril foram feitas doações para diversas instituições do município, entre elas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Obras Sociais (SOS) e Hospital São Carlos, que receberam máscaras de proteção, álcool em gel e jalecos.
O Sou+Lagoa conversou com a coordenadora da enfermagem da UPA, Rúbia Lamounier, que falou sobre o benefício das doações feitas pelas entidades da cidade.
Segundo Rúbia, em decorrência da pandemia, os fornecedores da unidade não entregaram em tempo hábil as solicitações e alguns não dispunham dos equipamentos para fornecer. “Com isso nossos colaboradores realizaram as doações de insumos, o que tornou nosso trabalho mais fácil e menos arriscado. Dessa forma podemos fornecer de maneira racional, o básico dos equipamentos individuais de segurança aos nossos profissionais de saúde”, disse a coordenadora.
Ela também destacou que cada item doado foi de fundamental importância para o profissional na linha de frente ao combate do coronavírus.
“Ações como estas nos deixam fortalecidos no exercício de nossa profissão em atendimento ao próximo. Gostaria de expressar, em nome de toda a equipe da UPA nossos mais sinceros agradecimentos e ressaltar que continuamos a contar com as doações, mantendo nossos atendimentos com proteção e cuidados exigidos pelo Ministério da Saúde”, declarou.
As empresas que disponibilizaram produtos à Unidade de Pronto Atendimento foram a Embaré, Pharlab, Biosev, ACE/ CDL de Lagoa da Prata, equipe do Caps de Lagoa da Prata, Drogaria Entre-Farma, Divina Gula, Depósito Brasil e Fashion Cosméticos.
+ Doações
Outra instituição de Lagoa da Prata que recebeu doação de antissépticos foi o Serviço de Obras Sociais (SOS) – a instituição obteve álcool em gel da empresa Fashion Cosméticos, de Martins Guimarães, distrito de Lagoa da Prata.
De acordo com a coordenação do SOS, a doação da empresa foi de grande valia e ajudou bastante. “Fazemos bastante o uso do álcool em gel, afinal amparamos 76 idosos. Mas além da doação da Fashion, recebemos também arrecadações independentes de máscaras de proteção, jalecos, e houve doação de tecidos também e teve até quem ofereceu mão de obra para ajudar”, informou.
A coordenação destacou ainda que as contribuições foram fundamentais para dar andamento à causa, afinal o SOS é uma instituição filantrópica, e ajuda que o poder publico destina para ela não é o suficiente.
“A Fashion é uma empresa que nos ajuda muito e que pensa no próximo. Fizeram doações para nós de álcool em gel, e diante desta pandemia, estamos cientes que o grupo de risco, os que estão mais vulneráveis são os idosos, que é o nosso público aqui”, informou.
O Hospital São Carlos também nos meses de março e abril arrecadou diversas doações de empresas da cidade, entre elas está indústria Biosev, que contribuiu com álcool para o hospital, a Farmel que doou álcool em gel, Biofarma que disponibilizou medicamentos, Fashion Cosméticos com doação de antisséptico, a equipe da Comercial Silva e Miranda, que confeccionou máscaras e doou para os profissionais da saúde, além da ACE/CDL que fez a doação de mil máscaras, a Drogaria Júnior também disponibilizou álcool em gel para a entidade e a equipe do Chalé da Pizza realizou doação de pizza para a equipe hospital.