Lagoa da Prata está entre as 10 cidades de Minas com maior índice de infectados pelo coronavírus

– Foto: Sabrina Silva

Lagoa da Prata está entre as 10 cidades de Minas com maior índice de infectados pelo coronavírus

Bárbara Félix

Com seis casos confirmados da Covid-19 e 107 em investigação, conforme divulgado pelo boletim epidemiológico na última terça-feira (31), Lagoa da Prata está entre as dez cidades de Minas Gerais com maior incidência de infectados pelo coronavírus, considerando dados do balanço mais recente feito pela Secretaria de Estado de Saúde, onde ainda consta que no município há apenas quatro casos confirmados.

Informe Epidemiológico Coronavírus. -Foto: Reprodução da Internet/Secretaria de Estado de Saúde

A partir de uma atualização da Saúde, conforme publicado no jornal O Tempo, caso outras cidades não registrem aumento, Lagoa da Prata saltaria para a terceira posição no ranking, com uma ocorrência a cada 8,6 mil habitantes.

Devido alta incidência de casos confirmados e suspeitos da Covid-19, o secretário de Saúde, Geraldo de Almeida, alegou a cidade já está em transmissão comunitária ou sustentada, que é aquela que não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus já circula entre as pessoas.

“Quando tivemos o primeiro caso, descobrimos que a pessoa havia sido contaminada por alguém de outra cidade, que denominamos ‘caso importado’. Por outro lado, quando já temos muitos suspeitos, como é o caso de Lagoa da Prata, e não conseguimos detectar a origem da possível contaminação, constatamos a transmissão comunitária”, informou o secretário.

Contudo, em meio à transmissão comunitária, no último final de semana Lagoa da Prata ‘voltou à normalidade’, com diversos estabelecimentos funcionando – bares e restaurantes abriram as portas após o novo decreto emitido na última sexta-feira (27) pelo prefeito Paulo César Teodoro – assim, ignorando as recomendações de isolamento para evitar propagação do vírus.

No decreto, foi determinado que alguns estabelecimentos que poderiam funcionar seguindo restrições sanitárias, mas logo na segunda-feira (30), com a confirmação do 4º caso, o decreto foi reeditado, limitando o funcionamento do comércio e também medidas de contenção, e ainda foi estabelecida a maior necessidade do isolamento social.

“A partir deste decreto, estarão permitidos os funcionamentos dos estabelecimentos comerciais farmácias, drogarias, supermercados com restrição e medidas adotadas para manter o distanciamento das pessoas. Os estabelecimentos que trabalham com alimentação não poderão ter consumo interno ou área externa do local. Sendo permitido apenas a venda para consumo em residências. Qualquer atividade fora do decreto está suspensa para atendimento ao público”, pontuou.

Maior pico de transmissão na primeira semana de abril

O secretário de Saúde, Geraldo de Almeida ainda informou à redação que esta primeira semana de abril será o momento de pico mais alto de transmissões do novo coronavírus em Lagoa da Prata. Geraldo destacou que “entre a transmissão e a manifestação dos primeiros sintomas, podem demorar de quatro à 14 dias, então o resultado daquilo que está sendo transmitido esta semana só vamos ver daqui, a duas ou três semanas”, alegou.

Almeida finalizou falando sobre a insistência em alertar a população para fazer o isolamento social. “Temos no meio de nós pessoas portadoras do vírus e assintomáticas. Assim, reforçamos a ideia do isolamento social e batemos na tecla para que as pessoas não saiam de casa se não houver uma necessidade e que evitem aglomerações”, disse o secretário de Saúde.

Deixe um comentário

Redação