(Foto: Adircilene Batista/ Arquivo Pessoal)
Professora nota 10, Adircilene Batista
Dando continuidade a série de reportagem “Mulheres que Inspiram”, especial para o Dia Internacional da Mulher, que foi celebrado no último domingo (8), o Sou+Lagoa traz mais uma protagonista importantíssima para educação lagopratense.
A professora Adircilene Batista e Silva, embora não tenha nascido em Lagoa da Prata, é com certeza, uma filha da terra lacustre – em 2016, recebeu o título de cidadã honorária.
Em sua carreira como docente, Adircilene atingiu um ponto alto na profissão no ano de 2019 onde foi a única professora mineira finalista do Prêmio Educador Nota 10, o maior premio de educação do país.
A classificação para estar na final, deve-se à um projeto realizado com alunos lagopratenses. O trabalho, nomeado “Congo Mirim – Muito além da Fé”, foi selecionado entre os quase cinco mil, que a levou ao grupo de finalistas do prêmio Educador Nota 10.
Embora Adircilene não tenha sido a vencedora do prêmio, para Lagoa da Prata uma mulher que faz parte da educação municipal, ter sido uma das finalistas, é motivo de muito orgulho.
Adircilene Batista também é escritora, ensaísta, organizadora de diversas coletâneas de contos, crônicas e poesias.