Caminhada pela vida e palestra marcam ‘Dia Internacional da Prevenção do Suicídio’ em Lagoa

(Foto: Jornal Gazeta do Oeste)

Caminhada pela vida e palestra marcam ‘Dia Internacional da Prevenção do Suicídio’ em Lagoa

Reportagem: Bárbara Félix

Para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Doutor Bernardo Teixeira Amorim realizará na terça-feira (10) em Lagoa da Prata uma caminhada pela vida e uma roda de conversa.

O dia 10 de setembro é o Dia Internacional da Prevenção do Suicídio e as atividades que serão realizadas são incentivadas mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio e também fazem parte do Setembro Amarelo, mês que é voltado para a campanha de conscientização da prevenção do suicídio, que iniciou no Brasil em 2015.

A caminhada pela vida terá início às 9h e acontecerá na área em volta da Praia Municipal. A roda de conversa acontecerá em seguida, às 10h, e será guiada pela psicóloga Claudia Cristina, que falará abertamente sobre o assunto.

Conforme a psicóloga, este movimento é de extrema importância, pois será um momento de parada para refletir sobre um tema que é de muito importante para a sociedade.

“Vamos fazer essa parada para falar a respeito de algo que está muito presente na sociedade, infelizmente, que são as tentativas de autoextermínio, e ao mesmo tempo, vamos desmistificar um pouco, pois na medida que a pessoa se aproxima do problema, tem a possibilidade de conversar, ela consegue ver saídas para reconstruir a vida”, declarou Claudia.

Ela ainda disse que um momento para olhar para as possibilidades de saída para a vida.

“Juntos podemos construir caminhos que a pessoa sozinha, em desespero não conseguiria e nem tem noção ou consciência, e em um ato de impulsividade, ela comete um suicídio. Daremos uma perspectiva de que por mais que esteja complicado, a pessoa sempre tem uma possibilidade de repensar a vida e construir novas saídas”, finalizou a psicóloga.

A palestra será realizada na sede do Caps, ao lado do Antigo Museu. Toda a comunidade lagopratenses está convidada.

Redação