Conheça as cantoras de Lagoa da Prata que estão dominando a cena musical no Brasil

As cantoras Luciana Fossi e Rafaela Miranda de Lagoa da Prata são sucesso nos palcos do país inteiro. (Foto: Luciana Fossi/ Rafaela Miranda)

Conheça as cantoras de Lagoa da Prata que estão dominando a cena musical no Brasil

Cada vez mais mulheres vêm se tornando protagonistas no cenário da música nacional. Seja na MPB, Sertanejo, Funk ou em qualquer outra vertente musical, artistas do sexo feminino estão ocupando novos espaços e apresentando números crescentes em vendagens de shows, visualizações em plataformas de streaming, além de reconhecimento do público e crítica especializada.

E Lagoa da Prata não fica de fora desse boom. Alguns nomes pratas da casa já estão se destacando no cenário nacional, como Luciana Fossi e Rafaela Miranda, que são exemplos de sucesso e estão trilhando uma carreira profissional, colhendo bons frutos com a música.

Mas além delas, a cidade apresenta uma vasta carta de novos talentos que está chegando com tudo, ocupando os espaços na cena cultural lacustre e tem tudo para seguir carreira na música profissional.

Luciana Fossi é uma artista que comprova que Lagoa da Prata tem vez e voz na cena musical nacional. Apesar de ter nascido em Pouso Alegre, os pais da cantora são lagopratenses e Luciana se considera filha de Lagoa da Prata.

Luciana Fossi cresceu na Princesinha do Oeste, e considera-se lagopratense. (Foto: Lu e Alex/Divulgação)

Ela conta que foi em Lagoa que foi criada e onde passou a maior parte da vida.

“Por onde vou, tento levar o nome dessa cidade. Sou apaixonado por esse lugar e me considero lagopratense. Quando me pergunto de onde eu sou não êxito em dizer que sou de Lagoa da Prata”, declara a cantora.

A música sempre esteve presente na vida de Luciana Fossi. Aos quinze anos ela ganhou seu primeiro violão, aos dezessete já se aventurava em apresentações em barzinhos e casas noturnas e aos dezenove anos Luciana gravou seu primeiro álbum cem por cento com composições próprias.

Em 2018 Luciana Fosse montou dupla sertaneja com seu marido Alex, que até então fazia dupla com Alan e já tinha uma carreira consolidada na música sertaneja. A dupla Lu e Alex, carinhosamente chamados de o casal do Brasil, já é realidade e vem apresentando shows em diversas cidades do Brasil. Administrados pelo “Clube do Cowboy”, empresa especializada em agenciamento de duplas sertanejas como “Victor e Leo” e “Diego e Vitor Hugo”, Lu e Alex assinaram contrato com a Som Livre e a música de trabalho “Jogo de Cama” já é tocada em diversas rádios do Brasil.  A dupla já esta trabalhando alguns ep’s do primeiro DVD Ao Vivo em Uberlândia.

Luciana confessa que não foi fácil chegar aonde chegou, porém enfatiza que nada é impossível.

“O que eu digo para quem quer seguir uma carreira profissional é não desistir. Isso é o mais importante. Corra atrás, vá atrás dos seus sonhos, trabalhe muito. A grande maioria dos artistas que hoje estão na vitrine da música nacional começaram tocando em barzinhos. O mercado não é fácil, mas o segredo é correr atrás. Pois quanto mais você trabalhar e correr atrás, mas perto você está de realizar seus sonhos”, completa Luciana Fossi.

Outro exemplo de lagopratense que vem trilhando um caminho de sucesso na música profissional é Rafaela Miranda. A cantora e compositora mora atualmente em Goiânia e em 2016 assinou contrato com a ÁudioMix, uma das maiores empresas de gerenciamento artístico do país, responsável por produzir nomes como Jorge e Matheus, Simone e Simaria, Alok, Kevinho e outros.

A cantora sertaneja de Lagoa da Prata atualmente mora em Goiânia e é sucesso no país inteiro. (Foto: Rafaela Miranda/ Divulgação)

Rafaela admite que no início teve muita dificuldade para chegar onde está, contando que o maior obstáculo foi o preconceito com mulher no sertanejo.

“Em muitos locais onde bati na porta pedindo oportunidade para cantar, diversas vezes sentia que as pessoas não levavam tão a sério o trabalho, sem mesmo nunca ter me ouvido”, confessa Rafaela.

A musicista também enfatiza que sempre recebeu apoio da família e isso contribuiu bastante para trilhar o caminho na música profissional.

“Minha mãe me apoiou sempre, desde muito cedo. Tem outras pessoas que também me apoiaram bastante, mas minha mãe é minha maior incentivadora e inclusive mudou-se comigo para Goiânia. A mensagem que tenho para ela é de agradecimento”, completa Rafaela Miranda.

Nova Safra de musicistas em Lagoa da Prata

Quem acompanha a cena musical de Lagoa da Prata, seja em eventos abertos ao público ou em barzinhos da cidade, vê que é crescente o número de jovens mulheres que estão fazendo música de qualidade.

O Sou Mais Lagoa conversou com três dessas jovens, que ainda nem completaram a maior idade, para entender um pouco mais da cena musical e anseios dessas jovens musicistas.

Isabela Lobato já tem certa notoriedade e público em Lagoa da Prata. (Foto: Gabriel Barbosa)

Isabela Lobato tem 17 anos e faz música desde os oito anos de idade. A cantora confessa que começou a tocar por influencia do tio e explica que a música sempre esteve presente na sua casa. Com algumas composições próprias, pode se dizer que Isabela já tem certa notoriedade e público em Lagoa da Prata.

A musicista enfatiza que a cena lacustre tem dado oportunidade para as novas artistas mostrarem seu trabalho na cidade. “Lagoa é uma cidade com grande potencial e é importante ter esses movimentos de cunho cultural como o Festival de Inverno, Rocknic e Festival Lacustre. Isso dá visibilidade para os artistas e só temos a agradecer por ter oportunidade de apresentar nosso trabalho”, disse Isabela.

Outra artista que vem arrebentando nos palcos é Laura Andrade, que tem mostrado seu talento musical para a cidade. Fã de the Cranberries, Alceu Valença e Nando Reis, a jovem de 17 anos é vocalista da banda Hydra.  A cantora toca desde os sete anos e em 2016 já se apresentava em barzinhos na cidade.

Além de interpretar canções de diversos artistas, Laura confessa que tem alguns composições próprias, mas ainda não apresentou suas músicas autorais em shows.

“Eu já escrevo, tenho algumas composições próprias, porém ainda não tive a oportunidade de apresentar meu trabalho para o público. Mas a cena em Lagoa da Prata está aquecida, sempre rola oportunidades de apresentar nosso trabalho em eventos e festivais e logo vou poder mostrar minhas composições para o público de Lagoa ”, ressalta Laura.

A mais jovem dessa geração de novas musicistas de Lagoa da Prata, é Thaissa Magno. Com apenas 14 anos, a jovem artista se intitula uma cantora eclética que ouve e toca diversos tipos de som.

Laura Andrade é vocalista da Banda Hydra e Thaissa Magno é a mais jovem da nova geração de cantoras de Lagoa da Prata. (Foto: Rafael Robatine)

“Quando comecei a fazer aula e cantar, eu costumava tocar as músicas que minha professora me passava. Então posso dizer que sou uma cantora bem eclética. Eu ouço e canto muitos estilos diferentes e acredito que isso é uma qualidade minha”, explica Thaissa.

Seguir carreira profissional é um desejo em comum entre as novas musicistas de Lagoa da Prata, e Thaissa confessa que desde criança sonha em se profissionalizar e viver da música.

“Comecei a escrever minhas composições agora e sonho em trabalhar profissionalmente com música. Sempre tive uma paixão muito grande em cantar e tocar, e pra mim, começar a escrever músicas foi uma evolução muito grande. Espero que um dia possa trabalhar e conseguir viver de música”, diz a cantora.

E é claro que não poderia ficar de fora a musicista que vem incentivando os novos talentos, a cantora e compositora Carol Shineider. A cantora é conhecida na cidade por seu talento na música e também pela sua Kombi personalizada, a Janis, que também é um projeto feito pela cantora.

Carol reformou sua Kombinha e tem rodando por muitas cidades, levando a música e o nome de Lagoa da Prata para diversos cantos de Minas.

Leia também: História de amor: Lagopratense une música, estrada e viaja fazendo shows de ‘Kombinha Janis’

Redação