Alunas de Lagoa criam projeto de empoderamento feminino no ambiente escolar

(Foto: Projeto Girl Power)

Alunas de Lagoa criam projeto de empoderamento feminino no ambiente escolar

Com o objetivo de desconstruir os padrões de beleza impostos na sociedade e a fim de promover a autoaceitação e o empoderamento feminino, alunas da Escola Estadual Virgínio Perillo de Lagoa da Prata criaram um projeto onde espalham mensagens de motivação em bilhetinhos no banheiro da escola.

O grupo chamado Girl Power é formado por nove estudantes do ensino médio: Isabella Oliveira, Eduarda Oliveira, Lorena Clara, Sofia Kellen, Maria Clara Tavares, Clara Miranda, Yasmin Calazans, Laura Rafaela e Sophia Rezende e tem como lema “Pelo sorriso das nossas garotas!”.

A redação do Sou Mais Lagoa conversou com a idealizadora do projeto, Isabella Oliveira, que contou sobre a ideia de fazer o projeto.

Conforme a estudante, ela e as outras integrantes já conversavam com algumas meninas no intervalo de forma individual assuntos relacionados. Porém, o que as motivaram foi uma ação que viram em uma rede social.

“Logo depois que vi a foto das mensagens motivacionais no banheiro de uma escola mostrei pra uma amiga e ela concordou em fazer. Pedimos orientação e depois a permissão da diretoria e dos professores, e desde então colamos todos os dias antes e tiramos depois do intervalo”, contou Isabella.

As meninas colam bilhetinhos motivacionais no banheiro da escola para ajudar as colegas. (Foto: Isabella Oliveira/ Arquivo Pessoal)

Segundo ela, muitas garotas já sofreram ou sofrem por não se encaixarem nos padrões, afetando a autoestima, fazendo com que se sentissem insuficientes.

“Além dos bilhetinhos, todas nós nos mostramos inteiramente disponíveis a quem quer que esteja precisando de alguma ajuda emocional”, disse Isabella.

Ainda, Isabella afirmou que constantemente vê as colegas se olhando no espelho e queixando sobre uma coisa em si, assim pensaram em mostrar que o corpo não é tudo. Ela também ressaltou que o foco é mostrar que as meninas são perfeitas com todas as suas “imperfeições” e assim melhorar a autoestima delas.

“Queremos mostrar que elas são suficientes sim. Estamos fazendo com amor e esperamos que isso motive a vida e o amor próprio em cada uma delas”, declarou a estudante.

O Sou+ quis saber quais frases são escritas para as meninas, e algumas são: “Seu corpo não é tudo, você é mais que ele”, “As curvas mais lindas que você verá no espelho, é a do seu corpo refletindo amor próprio”, “Não tenha medo de perder pessoas. Tenha medo de perder quem você é ao tentar agradar a todos”.

A estudante contou que além das queixa das meninas, outro fator que a incentivou a ajudá-las foi a distorção de valores que a mídia prega atualmente, dando a entender que o perfeito deve ser alcançado.

“Elas se matam na academia e ficam dias sem comer para atingir uma meta, entrar em um padrão. E isso não é legal nem para adultos, quanto mais para meninas nessa idade. Mas cada uma tem seu jeito único. Uma frase que escrevemos é ‘Você não precisa ser bonita como ela. Você pode ser bonita como você!’”, destacou Isabella.

A jovem comentou que projetos deste tipo deveriam ser realizados em todas as escolas, pois, de acordo com ela, o mundo seria bem melhor se cada um fizesse a sua parte.

“Evitamos crises de ansiedade e depressão a cada dia, mostrando uma visão de mundo diferente da que nos é imposta. É importante, e seria muito bom se fizessem! Uma mensagem pode mudar o dia e até a vida de uma pessoa”, finalizou a estudante.

Redação