Vacina da gripe: enfermeira de Lagoa da Prata responde principais dúvidas

A campanha segue até 31 de maio. (Foto: Massa News)

Vacina da gripe: enfermeira de Lagoa da Prata responde principais dúvidas

A campanha de vacinação contra influenza será finalizada no dia 31 de maio, e muita gente ainda não se vacinou por temer os “efeitos colaterais”. Pensando nisso, o Sou + Lagoa, procurou a enfermeira responsável pelo serviço de imunização, Margarete Lacerda da policlínica em Lagoa da Prata para sanar dúvidas e as principais questões sobre a vacinação. Na ocasião ela contou que a meta desta campanha ainda não foi atingida na cidade.

“Ainda não conseguimos atingir a meta, estamos em torno de 70%. A campanha encerra em breve e quem ainda não vacinou e pertence ao grupo prioritário deve procurar o PSF mais próximo ou a Policlínica 2”, informou.

 Qual a importância da vacinação?

Prevenir principalmente formas graves de gripe.

 É possível pegar gripe da própria vacina contra a gripe? Quem tomou a vacina no ano passado precisa se vacinar de novo?

A vacina é inativada não sendo possível causar gripe. Como o vírus circulante está sempre em mutação a vacina sofre modificações de um ano para o outro. Sendo necessário vacinar todo ano. (A vacina é modificada todo ano).

Há efeitos colaterais?

São raros os efeitos colaterais graves da vacina, mas pode, conforme organismo, causar dor local, febre e mal-estar.

Gripes podem ficar mais fortes em anos diferentes?

Pode ocorrer a circulação de vírus mais agressivo e depende também de cada organismo, pessoas com baixa imunidade ou problemas mais sérios de saúde tendem a desenvolver gripes mais severas por isso mesmo fazem parte do grupo de risco para receber a vacina.

Redação