10 dicas simples e práticas para evitar roubos e assaltos
As ondas de assalto em estabelecimentos tem crescido muito nos últimos dias em Lagoa da Prata, por isso nós do Sou + Lagoa resolvemos fazer algo de utilidade pública e fizemos uma lista com 9 dicas simples e práticas para que tais assaltos sejam diminuídos ou que as consequências sejam menores.
Confira abaixo:
1. Conheça seus riscos
Ninguém conhece melhor o seu negócio do que você mesmo, isso é fato. Por isso, é preciso que você avalie muito bem a sua loja, prestando atenção em cada detalhe que poderia facilitar a ação de um ladrão. Verifique questões como:
Quais são as áreas menos monitoradas e mais difíceis de enxergar?
Quais são os itens menores e mais leves, que os ladrões teriam mais facilidade de levar?
Os itens de valor estão posicionados de maneira bem visível a todos?
2. Deixe tudo bem visível
É importante verificar os fatores de riscos e tomar ações para dificultar ações de roubo. Se existem produtos de valor em áreas de difícil visualização, é bom mudá-los de lugar. Procure deixar os itens de sua loja expostos de uma maneira que você note rapidamente se algo for tirado do lugar.
3. Trabalhe em conjunto com a equipe
Nem sempre você poderá observar tudo que se passa na sua loja. Por isso, a ajuda de sua equipe de vendas para evitar roubos é fundamental. Crie uma espécie de senha para quando alguém perceber algum comportamento suspeito. Pode ser uma palavra ou frase (exemplo: “Alguém pode atender a ligação da linha 3?”). Quando alguém disser a senha, todos devem ficar atentos.
4. Cumprimente e faça contato visual com todos que entram na loja
Os ladrões gostam de agir sorrateiramente e manter anonimato, certo? Então, dificulte a vida deles. Peça aos vendedores que cumprimentem e olhem nos olhos cada pessoa que entrar na loja, faça questão de deixar claro que ela foi notada. Isso, além de dar mais simpatia ao atendimento, pode inibir as ações de roubo.
5. Mantenha a gestão do seu estoque em dia
Pior do que ser roubado, é ser roubado e nem perceber. Por isso, cuide bem do gerenciamento do seu estoque para controlar a saída e a entrada de produtos. Dessa forma, se algo sumir sem ter sido vendido, você irá notar. Saber que você mantém um controle rígido dos produtos, pode evitar que algum de seus próprios colaboradores tente roubar algo. (Algo que sabemos que não é tão comum, mas pode acontecer)
6. Câmera e aviso de segurança
Qualquer sistema de segurança, como câmeras e alarmes, pode ajudar a inibir os roubos em sua loja. Essas ferramentas assustam os ladrões, já que a possibilidade de eles serem pegos é maior. Porém, se você não tem como contratar esses serviços, pode deixar avisos como “Sorria, você está sendo filmado”. Isso já ajuda a espantar os gatunos – afinal, eles não têm como saber se existe ou não câmeras escondidas, certo?
7. Etiquetas de segurança
Coloque etiquetas de segurança nas mercadorias que possam ser removidas apenas no caixa.
8. Dinheiro em caixa
O caixa deve conter o mínimo necessário de dinheiro para o troco. Para isso, faça as SANGRIAS com freqüência. Evite contar o dinheiro na frente de todos. Sempre que o gerente estiver preparando o depósito do faturamento, as portas do escritório devem estar trancadas.
9. Assalto a mão armada
Em casos de assalto surpresa e a mão armada, não se desespere e não tente reagir, pois pode ser muito perigoso. Neste caso siga os passos abaixo:
- No momento em que o bandido tira o revolver da cintura ou anuncia verbalmente o assalto, a vitima não deve tentar fugir, correndo ou acelerando moto ou carro. Nesses casos normalmente o marginal faz um disparo na direção da vitima que tenta evadir-se.
- Jamais reaja, pois 80% das vítimas que tentaram impedir um assalto foram baleadas.
- Não realize movimentos bruscos, pois o criminoso pode imaginar que você esta esboçando uma reação ou tentando pegar uma arma de fogo.
- Iniciado o roubo permaneça imóvel, mostrando sempre as mãos e siga as determinações do bandido.
- Antes de realizar qualquer movimento (principalmente com as mãos) avise verbalmente o marginal para que ele não leve um susto e acabe acionando o gatilho do revolver.
- Após anunciar o movimento que pretende realizar, faça-os de maneira lenta, sem afobação.
- Não olhe para os olhos do marginal, pois isso pode irritá-lo, tornando-o ainda mais tenso.
- Não tente negociar bens num momento tão crítico e perigoso. Pense somente na sua integridade física e mental e por isso entregue todos os pertences que o marginal ordenar.
- Mesmo que você tenha certeza que o ladrão possui uma arma de brinquedo, não tente dominá-lo, pois eles sempre estão acompanhados e o comparsa pode te ferir pelas costas.
10. Ligue para a polícia
Em casos de assaltos ou furtos, faça de imediato contato com a PM através do 190.
Faça destas dicas sua melhor arma.
Colaboração: Blog do Varejo