Fundação Hemominas realiza coleta de sangue em Lagoa da Prata
Voluntários de Lagoa da Prata juntamente com a Prefeitura e Fundação Hemominas de Betim realizarão no dia 7 de abril uma ação de coleta de sangue. Os interessados deverão comparecer na Escola Municipal Doutor Jacinto Campos, no horário de 8h às 17h.
A ação faz parte das campanhas “Doa Lagoa” e @sejaumdoador criadas em 2016, com o propósito de ajudar a moradora Melissa Montezuma que na época precisava receber um transplante de medula. Vendo a repercussão e a grande adesão dos moradores, os organizadores permaneceram realizando este projeto. Esta é a quarta edição de coleta de sangue realizada após as campanhas.
Conforme a voluntária e organizadora Mariana Maia, os interessados em fazer a doação deverão agendar horário, através dos contatos (37) 9 9841-2856 ou (37) 9 9957-8796. Ela ainda informou que conta com o apoio de toda a população, pois atualmente a Hemominas está com baixa no estoque de alguns tipos sanguíneos.
“Houve queda devido à vacinação contra a febre amarela. Quem precisou vacinar tem que aguardar 30 dias para fazer a doação e houve também mudança no horário na Hemominas e isso interferiu no banco de sangue, tendo baixa por exemplo do O+. Por isso precisamos muito de voluntários, contamos com toda a população de Lagoa da Prata”, informou Mariana.
O sangue doado vai para o centro de distribuição de Belo Horizonte, onde é feita a distribuição em toda a região, inclusive no Hospital São Carlos em Lagoa da Prata.
Quem pode doar?
Os voluntários de 16 e 17 anos só poderão doar mediante a apresentação de autorização de responsável legal, sendo necessário a apresentação de fotocópia do documento do responsável. A idade máxima para primeira doação é 60 anos, sendo que se tiverem realizado doações em hemocentros não pertencentes à Fundação Hemominas, deverão comprovar por meio de declaração ou documento emitido pelo Serviço Hemoterápico.
Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até aos 69 anos e será respeitado o intervalo de seis meses entre doações.
É necessário também ter mais que 50 quilos, estar com bom estado geral de saúde,
estar bem alimentado, porém não ter ingerido alimentos gordurosos, álcool nas 12 horas que antecedem a doação e ter tido uma boa noite de sono. Os interessados também devem estar portando documentos originais com foto.