A quarta fase teve início no dia 23 de maio. – Foto: Reprodução da Internet
4ª fase da campanha de vacinação contra sarampo segue até 30 de junho
A 4ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Indiscriminada contra o Sarampo, que teve início no dia 23 de maio seguirá até 30 de junho – a iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde e nesta etapa, tem como público alvo a imunização de pessoas adultas com idades de 20 a 49 anos.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, para evitar aglomerações nos postos de saúde, o Ministério da Saúde orienta que as pessoas sejam atendidas no período de vacinação da campanha contra a influenza que será encerrada no dia 5 de junho, a orientação faz parte de uma estratégia adotada pelo órgão para evitar aglomeração em função da pandemia da Covid-19. A partir desta data, a campanha contra o sarampo continuará e será intensificada para o público que precisa tomar a vacina.
Em Lagoa da Prata, a vacinação está ocorrendo e conforme Margarete Borges De Lacerda, enfermeira responsável pelo serviço de imunização da policlínica, a estratégia para evitar aglomerações, a vacina está sendo aplicada em pessoas que comparecem à policlínica.
“Estamos aplicando a vacina naqueles que estão comparecendo à unidade para tomarem outras vacinas, como a da gripe, e também em pessoas que vem para fazer consultas”, informou a enfermeira.
Sarampo: o que é a doença
O sarampo é uma doença infecciosa considerada grave, assim como a gripe e outras doenças virais, é transmitida pela falar, tosse e espirro. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade e é possui alto nível de contágio. Para se prevenir contra a doença é necessário se vacinar. A vacina é fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é distribuída nas Unidades básicas de Saúde (UBS).
Os sintomas como febre, manchas avermelhadas pelo corpo (exantemas), tosse, coriza, conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes), fotofobia (sensibilidade à luz) e pequenas manchas brancas dentro da boca (manchas de Koplik) são índices fortes de que são decorrentes do sarampo.