(Foto: Bárbara Félix/Sou+Lagoa)
20 anos de Ascalp! Entenda o trabalho da associação em Lagoa da Prata
A Associação de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Lagoa da Prata (Ascalp), completa 20 anos de atividade em 2022. Atualmente, através das redes sociais, é possível conferir os dias e horários de coleta de cada bairro. A Ascalp também publica dicas de como armazenar e descartar corretamente resíduos como o lixo produzido no dia a dia, óleo de cozinha usado e lixo orgânico ou reciclável, ensinando a distinguir de forma correta.
O Sou+Lagoa conversou com o gestor de resíduos e gerente administrativo junto à Ascalp, Rui de Moraes, que falou sobre o início de tudo e os objetivos da associação.
“A Ascalp foi criada em 2002 pra tirar os catadores do antigo lixão. Eu trabalhava de servidor público, e a gente juntou a Secretaria de Meio Ambiente na época e retiramos os catadores, e aglomeramos eles nessa associação. A partir daí a gente começou o trabalho de coleta seletiva, de informação da população, só que é um trabalho de muita perseverança, porque nós não temos o hábito de fazer coisas novas, ou seja, de separar as coisas. Então pra todo mundo todo tipo de resíduo é lixo”, contou.
Rui ainda comentou sobre a distinção entre os resíduos e a maneira incorreta como, geralmente, eles são descartados: “Tem material reciclável, tem material orgânico, tem os rejeitos… No caso, o que seria considerado lixo é o rejeito.” explicou.
Sobre o trabalho da Ascalp na prática, ele detalhou que “a coleta é feita de segunda a sexta, porta a porta, um dia em cada bairro. Geralmente a coleta do lixo doméstico são três dias por semana, mas a gente faz um dia em cada bairro porque não conseguimos fazer a coleta igual a prefeitura. A prefeitura tem três caminhões de coleta de lixo e a gente tem um caminhão de coleta seletiva. A gente sai todos os dias, faz essas coletas, busca empresas também, nós temos parceria com as empresas de Lagoa da Prata. A gente traz [a coleta] pra dentro da Ascalp, separa o que é devido, papel, plástico, metal, de acordo com sua classificação, prensamos, vendemos pra Belo Horizonte e outros municípios”.
Confira os horários e bairros da coleta:
Segunda-feira: 6h: Santa Alexandrina e Santa Eugênia;
8h: Santa Eugênia II, Paradiso, Etelvina Miranda, Buritis e São Carlos.
Terça-feira: 6h: Américo Silva I e II, Residencial Santa Cruz, Lagoa Verde e Rodolfo Pio;
8h: Gomes, Mangabeiras e Cidade Nova.
Quarta-feira: 6h: Marília e Santa Eugênia I
8h: Chico Miranda, Maria Fernanda I e Chico Rezende
Quinta-feira: 6h: São Francisco, Monsenhor Alfredo e Santa Helena
8h: Cidade Jardim, Ernestina Bernardes, Coronel Luciano, Sol Nascente e Guadalupe.
Sexta-feira: 6h: São José e empresas parceiras.
“Se faz a coleta seletiva, e com isso a gente tá ajudando a limpar a cidade, a cuidar do aterro sanitário, pra não ir pra lá material que deveria ficar na cidade. O que se precisa hoje, é realmente a nossa consciência [da importância] da separação, porque nós não temos esse hábito. A população [diz que] ninguém busca, a gente busca, a rota está aí, ela é consolidada, a gente faz ela diariamente. O que se precisa é nós moradores fazermos essa separação nesses dias corretos para coleta seletiva. Quem quiser trazer até o endereço da Ascalp, aqui na Rua Ceará, 597, no Bairro São Francisco, quem quiser fazer as entregas do material reciclável, pode ficar à vontade”, finalizou.
Leia mais: Trabalhadores falam sobre a coleta de recicláveis em Lagoa da Prata