(Foto: Prefeitura de Lagoa da Prata/Divulgação)
2 mil árvores serão plantadas em Lagoa da Prata, diz Prefeitura Municipal
Reportagem: Bárbara Félix
Em fevereiro deste ano, o Sou+Lagoa publicou uma reportagem sobre arborização em Lagoa da Prata – no texto, a redação apresentou uma enquete realizada em novembro de 2019, pelo Instagram, onde internautas opinaram se gostariam que a cidade fosse mais arborizada e se faltava árvores. Através da ferramenta da rede social 94% dos internautas votaram que ‘sim’, que a cidade deveria ter mais árvores. Logo no mesmo mês, a Secretaria de Meio Ambiente informou que mudas seriam distribuídas para a população.
Em 9 de julho, a Prefeitura de Lagoa da Prata informou, através de vídeo publicado na página oficial do Facebook, que fará o maior processo de arborização urbana na história do município. Além disso, o contorno da Praia Municipal também receberá 50 mudas de palmeiras para a Ciclovia – vale ressaltar que também em fevereiro, ocorreu o corte de mais de 40 palmeiras na área.
Ainda no vídeo, o secretário de Meio Ambiente, Lessandro Gabriel falou que as mudas para arborização na cidade são de espécies que não causarão problemas de rachaduras nas calçadas e as palmeiras que serão plantadas no perímetro da Praia são especificas para a zona com grande fluxo de pessoas.
“Através dessa arborização, serão plantadas duas mil mudas, sendo o maior plantio na área urbana de toda história de Lagoa da Prata. Sabemos que muitas árvores foram cortadas pela necessidade ou por serem de risco; agora e estaremos substituindo elas na área central, Avenida Brasil e nos bairros”, disse o secretário que ainda destacou que será uma arborização harmoniosa, ou seja, com espécies adequadas para não causar danos nas calçadas.
Quanto às palmeiras na Ciclovia que será inaugurada em agosto, Lessandro falou que estas irão sincronizar com a nova iluminação da área. “Iremos dar vida àquela área do contorno da Praia. Com essa palmeira nova, esperamos que a população nos ajude a cuidar, pois é o futuro de Lagoa da Prata”, declarou o secretário.
Na última segunda-feira (13), teve início o plantio das novas palmeiras, que fazem parte da ornamentação da Avenida do Contorno. Conforme informou a Prefeitura, a palmeira da espécie “Areca de Locuba”, e tem previsão de crescimento rápido, produz frutos no inverno e floresce na primavera, típica para o clima tropical.
Para saber quando irá começar o processo de arborização na área urbana e sobre quais árvores serão plantadas na cidade, a redação do Sou+Lagoa entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Assessoria de Comunicação, porém até o momento da publicação desta reportagem na tarde de terça-feira (21), não houve retorno.