EXCLUSIVO: Vereador Di-Gianne propõe criação de Secretaria de Segurança Pública em Lagoa da Prata

EXCLUSIVO: Vereador Di-Gianne propõe criação de Secretaria de Segurança Pública em Lagoa da Prata

Na reunião da câmara nesta segunda-feira (23), o vereador Di-Gian propôs a criação de uma Secretaria de Segurança Pública em Lagoa da Prata. A secretaria visa melhorar a segurança de nossa cidade num modo geral, pois nos últimos tempos as ondas de atos ilícitos tem crescido gradativamente em nossa cidade.

Uma das explicações para tal fato é que a cidade vem se desenvolvendo muito nos últimos anos e com isso, tem atraído olhos de fora, seja de investidores, seja de bandidos, infelizmente.

O vereador Di-Gian concedeu uma entrevista exclusiva ao Sou + Lagoa comentando sobre a proposta de criação da Secretaria de Segurança Pública. Confira abaixo:

Por que você entrou com o requerimento solicitando uma Secretaria de Segurança Pública e qual a secretaria responsável atualmente pela segurança pública de nossa cidade?

Bom, eu falo isso há mais de um ano, que Lagoa da Prata precisa de uma pasta que trate unica e exclusivamente da segurança de nossa cidade. Nós precisamos ter uma pasta aqui que pense em nisso 24 horas. A secretaria atual responsável pela segurança de nossa cidade é a Secretaria de Administração e Governo.

A Secretaria de Segurança Pública ficaria responsável exatamente pelo que em nossa cidade?

Falando em bom português, se houvesse uma secretaria que cuidasse apenas disso, as tão faladas câmeras de segurança que são promessa desde o início do mandato, já estariam instaladas há muito tempo. Uma secretaria de segurança teria como projetar, trabalhar e buscar recursos para a segurança. Ela ficaria ligada à guarda municipal, até mesmo à iluminação pública e poderia também buscar verbas federais e estaduais para o município. Ela ficaria por conta disso o tempo todo. Então o ganho seria muito ganho e melhoraria bastante a segurança de Lagoa da Prata.

1_8_2012_22_19_30_140_

A sugestão para a criação desta secretaria vem num momento crítico de nossa política, aonde estamos caminhando para uma redução de ministérios, secretarias e afins. O que você tem a dizer sobre isso?

Há esta redução, mas acredito que uma Secretaria de Segurança Pública é essencial. Nós podemos muito bem fundir outras secretarias, formando assim um departamento. Mas a secretaria de segurança é necessária, exatamente para exercer atribuições e ações inteligentes para o cidadão, pensando em segurança 24 horas.

Você falou que a guarda civil municipal seria ligada a essa secretaria, o que mudaria de fato?

Ela teria muito mais amparo e o tratamento seria específico. Todas as cidades que conseguiram diminuir o seu índice de criminalidade, você pode ter certeza que foram cidades que pensaram em colocar a segurança em prioridade e a guarda civil municipal é fundamental para reduzir a criminalidade de nossa cidade.

O vereador Di-Gian ainda diz que um plano de segurança pública seria essencial uma grande semente, um pontapé inicial para tentar melhorar a nossa segurança.

 

Deixe um comentário

Redação